Filmes que Recomendo:

18:58:00 Unknown 0 Comments

Aqui ficam algumas sugestões de filmes, que acho essenciais para qualquer apreciador de bom cinema. Todas as semanas deixarei cerca de 10 sugestões envolvendo diversos géneros cinematográficos, é de salientar que são filmes que já não se encontram nas nossas salas de cinema, muitos deles inclusive já são bastante antigos. Mas, esta semana também vou fazer um apanhado dos filmes mais recentes.

  • Lost in Translation
  • Little Miss Sunshine
  • Control
  • Crash
  • Old Boy
  • Elephant
  • O Orfanato (Presented y Bencio del Toro)
  • Across the Universs
  • The Eternal Sunshine of the spoitless mind
  • Th Green Mile*


0 comments:

May the force be with you!

Funny Games..."Shall we begin ?"

16:39:00 Unknown 1 Comments



Apesar de ser um remake, o trailler já faz com que seja um dos filmes mais aguardados. Pois, como já há muito não acontecia chega ainda este Verão um filme de terror que não usa o estílo "gore", mas sim, "terror psicológico".




Funny Games“, de Michael Haneke, tece uma espécie de alegoria sobre a trivialidade da violência, que actualmente se tem visionado e como grande exemplo temos a saga "Saw's" e "Hostel's" (apesar de este último ser um pouco mais voyerista e não puro "gore" hediondo como a saga "Saw's").


A história narra as férias de um casal (Naomi Watts e Tim Roth) e o seu filho que são "aprisionados" pelos seus vizinhos, dois jovens (Michael Pitt e Brady Corbet) que iniciam uma série de agressões sem razão aparente para tais acções, mas apenas por pura diversão, como uma espécie de jogo ("Funny Games"). Tanto que os vilões usam a expressão "Shall we begin?" com um tom de gozo e naturalidade.


Como já acima foi mencionado, este thriller trata-se de um remake, e por isso mesmo que não será a primeira vez que Haneke contará esta história, já que a mesma é baseada (consta que é uma reposição literal) num filme seu de 1997, com o mesmo nome.


Os actores apesar de não serem dos mais conhecidos, para quem presta um pouco mais de atenção ao mundo do cinema certamente conhecerá Michael Pitt de "Sonhadores" e também os outros actores de filmes anteriores.


Penso que pelo facto de o tipo de terror ser completamente antagónico ao que nos é apresentado ultimamente, esse factor já faz com que este valha a pena. Revelando-se assim também uma espécie de sátira aos actuais géneros "gore", ou seja violência explícita que nos é apresentado, apostando mais numa pressão dos nosso medos, deixando o público dar asos à sua imaginação, tornando, com isto num terror mais intimista.


Devo ainda assinalar, que apesar de não ter visto por completo o filme de 1997, comparando com os vilões deste remake, penso que Michael Pitt e Brady Corbet dão mais força e mostram mais loucura nestes papeís o que melhora bastante o filme, visto que estas personagens são a as causadoras de todo os episódeos que se seguem.
No entanto, na minha opinião não é um dos melhores "horror films", que ja vi. Mas, também depende um pouco da prespectiva com que se percepciona o mesmo.
Trailler do Filme (remake-2008):



Trailler do filme (original-1997):

1 comments:

May the force be with you!

"Procurado"...devia de ser por todos!

13:39:00 Unknown 2 Comments


O filme "Wanted" estreou esta semana nas nossas salas. Além de ter algumas caras conhecidas como Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy aglomera um óptimo argumento, principalmente pelo facto do seu género ser acção.


A história aborda a vida de um jovem vulgar que tem rspectivamente uma vida perfeitamente banal. Passa cerca de 90% do seu tempo no seu cubículo de trabalho, ouve a sua chefe à qual responde consecutivamente "I'm sorry", frase que posteriormente ao longo do filme irá ter grande enfase.Para não falar que a sua namorada o engana com o suposto melhor amigo, este vive também num apartamento vulgar ao lado da passagem do metro. Tal como, enuncia a personagem interpretada por James McAvoy, o fracassado Wesley Gibson, a única coisa que o acalma é saber que tudo amanhã será igual depois de acordar.

Contudo, um pouco previsível, mas irónico o dia seguinte não se revela rotineiro com os até então vividos e o mesmo torna-se um dia decisivo e marcante na sua vida.

Wesley descobre que os seus supostos ataques de pânico não o são na verdade, mas sim, resultado dos seus poderes únicos que o dotam de uma capacidade magnífica para ser um assassino nato, um "super assassino". Isto é-lhe revelado pela Irmandade que o tenta recrutar após a morte do seu pai.

Essa Irmandade guia-se pelo "Destino" que através de um tear os informa de quais os alvos a abater, "Kill one,save thousands" é este o lema do grupo secreto.

Contudo, a novidade e aprendizagem revela-se fascinante inicialmente, mas quando o portagonista abate finalmente o assasino do seu pai assiste a um colminar de dúvidas e suspeitas ,e descobre que a sua nova realidade de justiceiro não o é na verdade tão "perfeita" e dignificante como lhe tinham demonstrado.

O filme é baseado na série de Mark Millar, teve alguns meses de atraso a chegar ao nosso país, possívelmente devido a um acto estratégico, pois assim apesar da sua qualidade isolou-se um pouco da possível concorrência ("O Sexo e a Cidade", que não teve grande sucesso).

A nível crítico, penso que é necessário salientar que é bastante prometedor além do elenco não ser magnífico tem alguma classe e versatilidade, já que as três persoanagens principais ocuparam e demarcaram a sua carreira com registos bastante diferentes. Pois, Morgan Freeman normalmente é o "bom da fita" ("Bruce todo Poderoso"), Angelina Jolie remete-se um pouco à personagem sexy como em "Tomb Ryder" e McAvoy pela primeira vez tem um papel de protagonista num filme estritamente de acção, pois anteriormente o seu último papel foi em "Atonnement". Esta mistura de talentos e o facto de McAvoy ter uma carreira prometedora leva a que o filme seja uma agradavel revelação.

O argumento é bastante bom, pouco previsível, tendo principalmente em vista que se trata de um filme de acção e que normalmente o argumento fica para segundo plano, dando-se mais importância aos efeitos especiais. No entanto, neste filme estes dois níveis são igualmente trabalhados e resultam satisfatóriamente bem.

Aconselho a todos que o assistam, vale a pensa até pelas excelentes analepses que ligam o início ao fim do filme. E ao contrário de "Michael Clayton" e de "Ponto de Mira" não são cansativas e prendem a atenção até ao último segundo.

Apesar de o ter visto apenas uma vez, quanto a falhas não são significantes, a nível de efeitos especiais está muito bom, mas é de assinalar que tem momentos de algum exagero até mesmo para o tipo de filme que é. Mas, a meu ver a sua complementaridade torna-o único desde as "balas anti-gravidade" até às perseguições e malabarismos , o facto de no fim o carro não estar impecávelmente conservado, mas sim altamente destruído dá liberdade para afirmar que o realizador teve a preocupação de em pequenos promenores algo redundantes noutros filmes, alterá-los de modo a torna-lo original.

Talvez seja um pouco exagerado, no entanto penso nos últimos anos, apesar de gostar de vários filmes, este conseguiu-me "satisafzer" quase por completo, algo que já não acontecia à muito tempo nas idas ao cinema...






Elenco

James McAvoy ... Wesley
GibsonMorgan Freeman ... Sloan
Angelina Jolie ... Fox
Terence Stamp ... Pekwarsky
Thomas Kretschmann ... Cross
Common ... Gunsmith
Kristen Hager ... CathyMarc
Warren ... The Repairman
David O'Hara ... Sr. X
Konstantin Khabensky ... The Exterminator
Dato Bakhtadze ... The Butcher
Chris Pratt ... Barry
Lorna Scott ... Janice
Sophiya Haque ... Puja
Brad Calcaterra ... Assassin Max Petridge


Informações Técnicas

Título traduzido: O Procurado
Título Original: Wanted
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2008


Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures

2 comments:

May the force be with you!

"Ainda não esperimentei...Por isso não me assusta"

13:09:00 Unknown 0 Comments


Aos 99 anos, Manoel de Oliveira assiste ainda a uma exposição em sua honra, que inaugura sábado no Museu de Arte e que retrata todas as suas passagens da sua vida,incluindo os seus filmes.


Manoel de Oliveira o cineasta que dedicou cerca de 70 ano da sua vida ao mundo da sétima arte afirma que apenas quer "continuar a fazer filmes" é o seu único objectivo, nesta fase da sua vida.

Adianta ainda, que a morte é algo que não o assusta, visto que com algum escárnio afirma "Ainda não experimentei...Por isso não me assusta".

O cineasta quase centenário sente-se honrado com a exposição sobre a sua vida e obra, que relata momentos marcantes da mesma, assim como filmes que nunca foram exibidos devido à falta de possibilidades técncas na altura. Desde curtas a longas metragens, como já foi corroborado antes, este realizador e actor dedicou grande parte da sua vida à criação e mesmo já de idade avançada não pára de surpreender com as suas obras.

Sendo português, e visto que é um dos poucos que tem imagem de prestígio a nível europeio e até mesmo mundial é um orgulho para todos os jovens que aspiram um dia igualar esta personalidade, nomeadamente no contexto do nosso país onde o mundo do cinema poucas oportunidades dá para quem ostenta singrar um dia no mesmo.


Consultem este site:

0 comments:

May the force be with you!

"Numb3rs- A Última Cartada?!"

21:17:00 Unknown 2 Comments









Esta crítica é baseada numa constatação pessoal.Caros críticos de todo o mundo acho que deveriam estar mais atentos a tudo o que é exibido na televisão, assim como no cinema, e sobretudo recorrer à analogia destes dois materias. Digo isto, pois, numa quarta feira (09.07.08)por volta das 5h da manhã, enquanto assistia à conhecida série "Números", deparei-me com uma "pequena", mas contudo significante semelhança.




De início, pensei que seriam apenas minímas coincidencias, semelhanças que acontecem. Mas não. Eis que me confronto exactamente com a mesma cena que integra o filme "21- A Última Cartada", em que Kevin Spacey (que interpreta o papel de professor) verifica pela primeira vez as impressionantes capacidades do seu aluno. Nesta passagem, o professor, tal como a personagem principal da série (que é igualmente docente de matemática) dão uma aula em que através da comparação a um mero concurso televisivo, demonstram como as provabilidades podem ser enganadoras e não nos devemos guiar pelos instintos. São usados os mesmos exemplos, três hípóteses, das quais duas contêm as "cabras" (não têm prémio)e uma comtempla o prémio. E ainda, pela mesma ordem é referida uma resposta errada para explicar e dar oportunidade de se mostrar o porquê do resultado. Além de tudo isto, e muito mais grave é o facto dos diálogos serem extremamente semelhantes tanto na série como no filme, um autêntico plágio.
Uma vez que "Números" é exibida muito antes (2005) do filme que é deste ano (2008). A ilação que tiramos deste "achado" é que Robert Luketic, realizador de "21-Última Cartada", também "gostou em especial deste episódeo", ou caso contrário não teria incluído no seu filme. É pena que a notoriedade dada tenha ficado só na sua "consciência", e não tenha sido partilhada com a sua "fonte de inspiração" os irmãos Scott (Ridley e Tony Scott ).

2 comments:

May the force be with you!

15:56:00 Unknown 0 Comments

Filmes que Recomendo:
Aqui ficam algumas sugestões de filmes, que acho essenciais para qualquer bom apreciador de bom cinema. Todas as semanas deixarei cerca de 10 sugestões envolvendo diversos géneros cinematográficos, é de salientar que são filmes que já não se encontram nas nossas salas de cinema, muitos deles inclusive já são bastante antigos.

  • Drácula
  • Cor Púrpura
  • Memento*
  • Um Dia de Cão
  • American Beauty
  • The Others
  • O Casamento do Meu Melhor Amigo
  • Smokin' Aces
  • Snatch
  • Joe Black



0 comments:

May the force be with you!

21-Última Cartada

14:48:00 Unknown 0 Comments



Um dos filmes que está presente nas nossas salas de cinema nesta última semana, é a película "21-Última Cartada".

Apesar de incluir uma vasta linha de actores bastante conhecidos,( embora apenas um deles se saliente por ter protagonizado uma das personagens do filme "American Beauty", galardoado com cinco Óscar) Kevin Spacey. Este interpreta uma personagem dentro do seu registo, mas reflecte mesmo assim o peso do actor. Relativamente ao resto do "cast" dos quais inclui o elemento mais importante, Jim Sturgess.
Ben Campbell (Jim Sturgess) é um aluno tímido (com os típicos amigos "nerds") e brilhante do M.I.T., que encontra nas cartas a forma mais rápida e fácil de obter dinheiro para pagar o seu curso de Medicina, que é o seu sonho.
A partir daqui, desenrola-se toda uma teia de acções, que levam a que Ben perca os principios em rebelia do "novo mundo" que lhe é mostrado.
A contagem de cartas é o meio que é utilizado para "aldrabar" toda uma série de casinos, na "amazing city of Las Vegas", pois cordenados por um professor, um conjunto de alunos interage num esquema que tem por fim "sacar" o máximo de dinheiro que for possível, obviamente sem serem apanhados.
Curiosamente, em muitos sites e mesmo cinemas, o título do filme é apresentado como "A Última Cartada", mas na realidade o seu verdadeiro título (mesmo traduzido) é "21-A Última Cartada", pois, a troca de nomes pode levar à confusão com o filme "Smokin' Aces", cuja tradução é a mesma.
No que diz respeito à apreciação crítica do filme, embora tenha um certo nível de cuidado argumentativo, seja interessante e até cativante, é muito previsível e a dose de suspense poderia ser maior. Contudo, de entre os filmes que estão no cinema neste momento penso que não seja uma perda de tempo vê-lo, pois para quem gosta de casinos, Blackjack e outras emoções porvocadas pelo jogo, vai apreciar esta película. Além de ter uma soundtrack interessante.

Apresentando também uma frase subliminar "Do you want to see my suit?"...


Título original: 21 De: Robert Luketic Com: Jim Sturgess, Kate Bosworth, Kevin Spacey, Laurence Fishburn ;Género: Drama ;Classificacao: M/12

trailler:




Site Oficial:
http://www.sonypictures.com/movies/21/

0 comments:

May the force be with you!