O vício das Heroínas

14:25:00 Unknown 3 Comments

Quando se fala em super-heróis ou vilões, o mais comum é apontarmos personagens masculinas como Batman, Homem-Aranha, Super-Homem, Joker, Pinguim, entre outros...Mas, agora, chamo-vos à atenção para as heroínas ou mesmo antagonistas do cinema, temos muitas também. Só em X-Men, quarteto fantástico, Batman, temos algumas. Das que conhecem,e das que deixarei aqui, gostava que me indicassem a vossa favorita e deixassem uma lista de algumas que mais prezam. Obrigada! Fica aqui uma amostra um pouco aleatória...








3 comments:

May the force be with you!

Tela Clássica: o terror que chega do frio

08:14:00 Unknown 0 Comments



O seminarista Khoma Brutus, um estudante azarento, perde-se no campo durante as férias e acaba por passar a noite no celeiro de uma velha. A mulher depressa se revela uma feitiçeira, utilizando Khoma como uma vassoura humana. Depois de lhe ter batido até ela ficar inconsciente, Khoma vê-se com uma mistura de culpa e espanto quando a velha se transforma numa linda e jovem senhora. Depois, Khoma é chamado a uma aldeia longínqua, onde foi especialmente seleccionado para presidir ao despertar de uma rapariga numa velha igreja. A cerimónia leva-o a passar três noites sozinho com aquele cadáver fantasmagóricamente familiar, só com a sua frágil fé a protegê-lo.

A trama chega ao auge nessas três noites, onde sozinho, trancado na capela, ela levanta-se do caixão e o vai amaldiçoando, enquanto que ele tenta resistir num círculo de giz desenhado no chão.
Esta adaptação fiel da curta história de Nikolai Gogol, de 1835, é um clássico do terror mundial, merecendo um lugar ao lado da excelência dos filmes da Universal. Como as obras de contemporâneos de Gogol, Viy foi  considerado como um conto  "estranho" desde a sua publicação original, mas hoje parece ser uma história de fantasmas relativamente simples, demonstrando como o que antes era estranho pode ser incluído no mainstream, passado algum tempo. Ainda é incondicionalmente recomendado, especialmente para os fãs de histórias do horror sobrenatural sublime que se baseiam em atmosferas e pressentimentos ao invés de sangue e tripas.
Viy é uma experiência incomum e exótica para os expectadores ocidentais (foi realizado na antiga União Soviética), para quem as bruxas não são o protótipo vilão sobrenatural, mas a maioria vai se sentir confortável dentro de estrutura reconhecível do conto popular. Os diálogos do filme servem de metáfora contra o poder de igreja sobre os pagãos, ao mesmo tempo que mostram o quanto mágicos são os ritos incorporados por ela. Ambos usam palavras de poder, feitiços, locais sagrados, círculos de força.
Este mesmo conto serviu de inspiração para o famoso filme de Mario Bava, A Máscara do Demónio, e os minutos finais são de puro deleite, um verdadeiro festival de efeitos especiais. Recorde-se que estávamos no ano de 1967.




Pelo convidado, Francisco Rocha.

0 comments:

May the force be with you!

Youtube Para Cinemaníacos

07:27:00 Unknown 1 Comments


Encontrei esta espécie de aplicação para pessoal que adora cinema como nós, não sei se já conhecem, porque até ontem não conhecia. Através deste espaço, podem ver clips de filmes à vossa escolha com grande qualidade, podem jogar jogos sobre filmes e de adivinhas sobre os mesmos, entre outras coisas que depois poderão explorar.

Deixo então o link e um jogo de lá. Desfrutem !

1 comments:

May the force be with you!

Crítica: "50/50"

09:46:00 Unknown 2 Comments


"50 /50" é a prova viva de que um tema já explorado pode ser de novo contado sem cair no lugar-comum e vazio de todos os temas clichés. É o filme que tão depressa nos faz rir como chorar; sem que isso signifique que é extremamente dramático, ao ponto de provocar enjoou-os, ou que explore até não poder mais as consequências de uma doença tão fatal como o cancro. A história é-nos contada de um modo leve, que nos faz quase sentir que estamos a levitar entre as piadas tão bem inseridas da personagem de Seth Rogen, a prestação brilhante e emocionante de Joseph Gordon-Levitt, assim como todo o argumento audaz de Will Reiser, com a mão de Jonathan Levine, que é definitivamente importante na condução do filme. 

O espírito indie a que o actor JGL tem estado associado nos últimos tempos, recordemos o seu canal HitRecords e o filme que o trouxe de novo para os olhos dos menos atentos "500 Dias de Verão", está lá. É talvez o que torna o filme delicioso, sem cair no erro de o associar demais ao género ou afirmar-se como um deles, tal como actualmente muitos filmes tendem a fazer para chegar aos públicos alternativos. 

O grupo de actores reunidos cumpre na perfeição o seu papel, as personagens conseguem ser completas, mesmo que não lhes seja dado um foco especial. Há personagens-tipo, que não caiem na banalidade. Há aquele que gosta, mas prefere o humor para encarar a realidade sem descurar dos amigos; há a personagem que vive sobre as regras para minimizar a possibilidade de perigo, mas ironicamente é dentro dele que este já se encontra; há a personagem "bitch" que se confunde com a carência e sensação que tudo pode fazer; há a personagem que quer ajudar e acaba por ser ajudada. E há, em background, o amor como tema. O equacionar do que afinal é isso? Se existe um conceito que defina como se deve ser para se gostar de alguém, quando na verdade tudo é relativo - uma acção basta.

Em suma, vale a pena ver. Não é a obra-prima apontada por muitos, que se acham opinion-makers, mas é um excelente filme no meio de tanta coisa que estreia pelas quais nem um euro valeria a pena dar. Tem ainda uma agradável soundtrack, finalizada com uma memorável música. Tem uma fotografia bem interessante, recorrendo a efeitos simples, porém bem empregues ao longo da narrativa, que nos conseguem fazer passar o estado de espírito das personagens - entre o medo, alegria, e mundo do "smile", conseguimos sentir e acompanhar como um deles o que vai acontecendo. E, friso, se querem dar umas boas gargalhadas, com um humor inteligente, este é o filme certo!


2 comments:

May the force be with you!

Cenas Memoráveis do Cinema

18:46:00 Unknown 0 Comments

Porque uma imagem, ou neste caso muitas, vale mais do que mil palavras, principalmente quando não apetece dizer muitas:



0 comments:

May the force be with you!

"10 Filmes da Minha Vida"

11:08:00 Unknown 1 Comments


Fica aqui o link para a rubrica do blogue Keyzer Soze's Place, do blogger Samuel Andrade, na qual participei com a lista dos "10 filmes da minha vida". Dêem uma espreitadela, vale a pena.

1 comments:

May the force be with you!

"Monstros" do cinema

08:19:00 Unknown 5 Comments

Hoje apeteceu-me fazer uma breve lista de algumas das personagens mais estranhas e monstruosas do mundo do cinema, mesmo que em alguns casos a aparência não seja compatível com o seu interior. São dos mais conhecidos da história da sétima arte e muitos deles ganharam vida em filmes de série b. Uns hoje são personagens reconhecidas e de filmes de culto, outros são apenas personagens de filmes do género paródia, feitos às três pancadas em meados de 2000. Tenho a certeza que devem haver nomes que vos surpreenderam e personagens que desconheciam a sua existência...
 Se fizessem uma lista de figuras bizarras, qual seria a vossa? 


 "Gremlins"
"Goonies"
"The Elephant Man"
"Total Recall"
"The Thing"
"El laberinto del fauno"
"Monsters Inc."
"Where the Wild Things Are"
"Creature from the Black Lagoon"
"Godzilla"
"The Fly" 
"Monsturd"
"Killer Condom"
"Attack of the Killer Tomatoes!"
"Alien"


5 comments:

May the force be with you!

Novas Fotos de «Dark Knight Rises»

05:39:00 Unknown 0 Comments




Ficam aqui algumas foto do filme mais aguardado pelos fãs do primeiro "Dark Knight". Nelas podemos ver a figura de Bane, claramente, e o fato de Batman. Christopher Nolan anda a alimentar foto a foto, vídeo a vídeo os seus fãs...

0 comments:

May the force be with you!

Crítica: "Liebelei", 1933

18:22:00 Unknown 1 Comments

Uma narrativa simples, sem grandes twists, mas com uma interessante abordagem e história - o amor no momento errado, mas vivido de forma genuína. Com personagens também sem grande profundidade psicológica, porém bem carismáticas, próprias dos anos 30. O filme alemão de Max Ophuls mostra a relação numa idade tenra entre um grupo de quatro jovens, a vida boémia dos comandantes e a procura do amor por uma jovem mulher. O desfecho triste, proporcionado por uma consequência de um actor já fora de tempo, leva a que o filme se torne ainda mais interessante e belo. Digno da vida real. A mescla de drama com romance torna assim este "Liebelei", ou "Namorico" em português, uma obra sensível e tocante. 
Este foi o último filme realizado por Ophlus na Alemanha, antes de ser exilado, e por isso no imdb aparece com não creditado, isto é o seu nome foi retirado pelo exercito nazi na altura dos créditos do filme quando este foi distribuído. Este foi também o primeiro a ser realizado em exílio, porque quando regressou a París fez uma versão do mesmo em francês - algo normal naquele tempo, pois no início do período sonoro muitos realizadores desdobravam o seu filme em várias línguas. "Liebelei" é considerado como um dos filmes mais importantes da carreira do realizador por ter sido considerar o seu ponto de perfeição a nível técnico e a sua representação do mundo na película. É uma obra que mistura uma intensidade curiosa em cena, desde os cenários, apesar de aparecerem a preto e branco são belíssimos - exemplo, episódio em que ambos estão de casaco de peles e numa carruagem puxada por cavalos no meio da neve.  As deixas são ainda um ponto a favor. São memoráveis, a uma dada altura a personagem feminina Christinne e Fritz têm um diálogo bastante comovente em que ambos discutem o que é amar para sempre, o mesmo responde que é amar para além da vida.
O que mais gostei na obra foi o facto de todo o conjunto ser tão atemporal como intemporal. Há pormenores que nunca encontraríamos em filmes actuais e que são inerentes ao próprio espírito dos anos 30, momentos, personagens, falas, cenários, decoração, indumentária. O filme consegue ser trágico  de um modo elegante, a intensidade dos momentos não são exagerados, são ritmados com o que envolve o momento e tudo é acompanhado por muitas sonoridades agradáveis ao ouvido. Em suma, é tudo delicioso de se ver, sem necessitar de recorrer a grandes artifícios, e neste caso o preto neste caso fica-lhe bem.

1 comments:

May the force be with you!

Quem é quem do cinema

21:44:00 Unknown 10 Comments

É a segunda vez que lanço esta rubrica. Caso se recordem, o objectivo é adivinhar qual a personagem que estou a descrever e de que filme é. Portanto, boa sorte a todos!

- Cabelo esquisito
-Pálido
-Gosta de cabedal
-Faz bons cortes de cabelo
-Bastante calado
-Espécie de Frankenstein
-Ingénuo, Inocente
-Quanto mais tenta ajudar, pior as coisas lhe correm
-Vivia num castelo 
-Um dia fez nevar

10 comments:

May the force be with you!

Porque sempre gostei de ruivas

09:44:00 Unknown 2 Comments

Vem aí mais uma aposta da Disney-Pixar. O seu nome é "Brave" e espera-se algo bem melhor do que o fraquinho "Cars 2". Para já o conceito da personagem já desperta algum interesse, é esperar que a história também o faça.

2 comments:

May the force be with you!

TCN: B for Blogger

09:52:00 Unknown 13 Comments


É com grande orgulho e surpresa que anuncio que graças ao meu trabalho no Cinema's Challenge, que viu a luz do dia há pouco mais de três anos, e que me continua a dar prazer dia-após-dia de escrever, fui nomeada, lado a lado de outros grandes bloggers, na categoria Blogger do Ano. Depois de tantas pessoas que já me felicitaram desde ontem, seria injusto não agradecer o destaque apenas possível por todos aqueles que lêem este espaço diariamente e me fizeram ver isso. Que possibilitam que além da paixão, haja feedback, sinta que existe alguém do outro lado que se importa que esta página seja actualizada. A todos um muito obrigada :). E a todos os nomeados parabéns, porque não é à toa que hoje fazemos parte daquilo que se pode denominar de comunidade !

Por isso, a qualquer blogger que tenha chegado à pouco à blogosfera ou que já esteja por cá há muito, mas faça parte do nosso núcleo, não são precisas grandes explicações para mostrar o quão bom é hoje termos a oportunidade de lidar e comunicar com pares, pessoas que partilham os mesmos gostos, ou não, mas que gostam de falar sobre as suas preferências, e que no fim de contas ficam com um sentimento de ganho e não de perda. E nisto não falo de prémios, é algo bem maior que passa pelo sentimento de se fazer parte de algo e de fazer algo diariamente sem qualquer tipo de remuneração económica. Sejam mais intelectuais, mais comerciais, polivalentes, mais irónicos, mais sérios, etc, são bloggers. Bloggers que são pessoas e que partilham algo: O amor pelo Cinema. E nada melhor para traduzir isso, do que um filme que pode ser transversal, seja qual seja a situação, e com isto vos deixo, porque como já diziam os velhotes, uma imagem vale mais que mil palavras e existem coisas que nunca serão "mortas", sejam quais sejam as vontades que se opõe:

 Todos nós (  <-cliquem e vejam)

Quem quiser votar nos nomeados, pode visitar este endereço - blogue Cinema Notebook - e deixar lá as suas escolhas a partir das 20h de hoje (está no lado direito do blogue a opção que vos permite votar).Todos nós agradecemos a boa-vontade! :)



13 comments:

May the force be with you!

quando o mau pode ser bom

05:24:00 Unknown 1 Comments


A rubrica "Quando o mau pode ser bom" voltou! Deixo-vos uma ""obra-prima", digna dos filmes de série B dos anos 90, que bem podia ter ficado esquecida numa VHS lá no armário da sala...A diferença dessas películas é que o primeiro "The Gingerdead Man" é de 2005 e tem mais duas sequelas, para não falar do quarto que surgirá em 2011. Deixo-vos então com esta "pérola" de originalidade (ou não). Já agora, cuidado com o que comem....




1 comments:

May the force be with you!

Guess

18:48:00 Unknown 2 Comments

Muitos diriam que se trata de um anúncio do Continente, porque a personagem faz lembrar a Popota. Mas a realidade é que nada tem a ver.Esta imagem vem de um filme que nasceu no mesmo ano que eu - 1989. Há quem lhes chama de "Marretas hard core", há quem lhe chame de muita coisa. Porém a mistura de humor negro com todo o tipo de piadas perversas consegue dar um toque bem animado a este filme. Repleta de personagens, com os bons e os maus - como é costume - , tem ainda dança, música e muita animação. 
Como tal, a que filme pertence esta cena? 

2 comments:

May the force be with you!

Quando os Oscares eram sinónimo de espectáculo

07:19:00 Unknown 0 Comments

Quando a cerimónia no Kodak Theatre ainda era sinónimo de espectáculo, glamour e sonhos. Onde os actores conseguiam ser bons em qualquer tipo de palco. Em que comediantes como Billy Crystal ainda apresentavam uma das galas mais importantes do mundo. Por isso, é com muito agrado e um grande sorriso que recebo e escrevo ainda hoje algo sobre o regresso de Crystal aos palcos de Los Angeles. E devo admitir que as minhas expectativas para a cerimónia deste ano são bem grandes, o que seria impossível não esperar com um anfitrião deste calibre, que pela nona vez -visto que o fez nos anos de 1990, 1991, 1992, 1993, 1997, 1998, 2000, e 2004 - comandará a grande noite dos Oscares! Ficam alguns vídeos para recordarmos a sua performance nos outros anos.





Vejam também este vídeo em que Billy Crystal veste a pele de Hannibal Lector na cena de entrada de cerimónia.

0 comments:

May the force be with you!

Dêem o Óscar ao rapaz!

05:30:00 Unknown 2 Comments

É verdade, há muito que este actor está a merecer a estatueta dourada. Mas não me parece que vá conseguir este ano, o seu novo filme já está abafado pelos outros grandes que têm vindo a ser anunciados. E não esqueçamos do "Tree of Life" com o seu rival de carreira, Brad Pitt.
Agora fiquem com o vídeo, do Funny or Die, que satiriza o facto de Leonardo Dicaprio nunca conseguir ganhar o Óscar. Será um complô da Academia? Recordemos que o ano passado nem com "Shutter Island" foi nomeado.


2 comments:

May the force be with you!

Talento no Feminino

13:25:00 Unknown 7 Comments

São duas e são ambas actrizes que têm dado mostras de bastante talento. Quer uma, quer outra, têm entrado em filmes com grande densidade e intensidade. De quem falo? -Perguntam vocês. E eu respondo: Emma Stone e Carey Mulligan.

Stone começou num registo menos sério, na comédia, mas agora caminha a passos largos para bons argumentos, que chamam à atenção. Quanto à qualidade, ainda não sei no caso do filme "The Help", mas no caso de "Crazy, Stupid, Love", "Zombieland" e "Easy A" gostei bastante do que vi. Tem carisma e não se fica pelo aspecto barbie, o que contribui para prender a atenção aos ecrãs.

Mulligan, por outro lado, iniciou-se num registo mais dramático. "Pride & Prejudice" foi o seu primeiro em 2005, seguiram-se outros também com grande visibilidade como "An Education", "Never Let Me Go" e agora "Drive".

Agora aquela pergunta cliché, das duas qual a vossa predilecta?

7 comments:

May the force be with you!

Porquê Mundo Cruel?

09:28:00 Unknown 1 Comments

É impossível não se ficar espantado com o que se vê por terras hollywoodianas. Desta vez é a "Twilight Team" que vai deixar a sua marca na rua onde verdadeiras estrelas de todo o mundo deixaram. Porquê? - Pergunto eu. Já não basta a marca que me deixarão no cérebro de cada vez que apanhei partes na TVI e as promos ridículas em que vemos o amaricado Pattinson a brilhar como um pirilampo e a Stewart supostamente com barriga de grávida, quando até uma criança da Etiópia parece ter mais que ela. 

Além do menage à trois interminável e que envolve espécies variadas - parem, por favor, já percebemos que não têm preconceitos -, ainda somos premiados com a pseudo-nudez daquele que vocês sabem e cujo nome não sei nem quero saber. Enfim, é isto o cinema nos dias de hoje. "Young and Stupid", parece ser sinónimo neste caso.



P.S:. Os fãs deste filme não devem ler esta crítica.

1 comments:

May the force be with you!

Deleted Scene de "Blue Velvet"

05:30:00 Unknown 1 Comments

Para os amantes de David Lynch, fica aqui o link para uma "deleted scene" do filme "Blue Velvet".

1 comments:

May the force be with you!

Quem é Quem do cinema

10:22:00 Unknown 10 Comments

É uma nova rubrica, sim. A ideia é dar-vos algumas características de uma personagem e adivinharem a quem me refiro. Estão prontos? A ver se se portam bem e se esta é a primeira de muitas, neste "Quem é Quem" do cinema.


Ama e não ama
Não se dá a conhecer nunca por completo
Cabelo com uma cor arrojada, por vezes
Diálogos profundos e dramáticos
Multifacetada
Facilmente notada no meio da multidão
Com uma mão cheia de letras escrevem o nome dela
Inconstante
Nunca chegamos a saber realmente quem é
Sexy e provocadora



10 comments:

May the force be with you!

Os mais esperados

17:19:00 Unknown 8 Comments

Ao aproximar do fim do ano, são muitos os filmes que anseio ver que foram realizados este ano. E nada mais eficaz do que fazer uma pequena lista, onde incluo parte deles, porque há sempre um ou outro que me escapam assim de memória. Espero saber os vossos também. São eles:

Restless
Melancholia
A Dangerous Method
Ides of March
50/50
Moneyball
Crazy Horse
Contagion
Like Crazy
Drive
The Rum Diary
La Piel que Habito

8 comments:

May the force be with you!

Crítica:"Les Amants du Pont-neuf"

13:55:00 Unknown 1 Comments

"Les Amants du Pont-neuf" é um filme que nos deixa divididos entre duas espécies de sentimentos: os negativos e os positivos. É daqueles filmes que acredito que não é possível gostar totalmente.Há algo que nos trava na hora de dizer: Sim, adorei. O percurso das personagens e as suas acções pouco amistosas fazem com que surja um sentimento, por vezes, de repulsa, em que rejeitamos alguns dos seus comportamentos e opções. Ao mesmo tempo, que nos identificamos com situações ou pensamentos, assim como chegamos a ter pena da sua carência emocional. É um filme difícil de digerir num só travo; é forte e reflexivo. Mistura duas personagens sedentas de vida e no entanto incrivelmente mortas em alguns momentos da história. 
Juliette Binoche faz um papel admirável, o que já era de esperar. O restante pouco cast também cumpre os seus propósitos em pleno. Algumas pontas ficam soltas, mas penso que não são relevantes para o desfecho do filme. Mas, tal como o realizador confessou durante a masterclass que deu em seguida, a uma dada altura o filme parece ser apressado. Problemas de produção que estiveram na base do filme, realizado em 1991, anteciparam a sua conclusão. Esses problemas, de ordem económica, provavelmente, deveram-se à necessidade que houve de reconstruir o cenário da ponte após a licença para filmarem ter expirado, tendo feito deste filme, um dos mais caros filmes franceses da altura.
A fotografia é também completamente apaixonante. A escolha de cenários, os jogos de luzes conseguem reportar-nos a um mundo que tem tanto de fantástico como de subversivo. Em que a protagonista feminina luta contra o seu passado e o protagonista masculino luta contra o futuro, que os pode separar.
A banda sonora é também deliciosa. Dá ritmo à deambulação das personagens pela "Pont-neuf", que de nova nada tem, ironicamente, além da personagem de Binoche que acaba por lá ficar, na sua escuridão tanto psicológica como física.
A técnica de Carax, realizador que para mim até há pouco era desconhecido, consegue transportar-nos a uma viagem alucinante, alienante que nos faz emergir numa simbiose de sentimentos. 
Portanto, nada mais justo do que dizer que o cineasta consegue dar uma visão bastante interessante e introspectiva da vida "de rua", tão incompreendida e misteriosa, tal como precariamente remetida pela sociedade ao silêncio e desprezo.

1 comments:

May the force be with you!

Quando a originalidade foi à vida

05:33:00 Unknown 7 Comments



Não é só com os remakes que deparamo-nos com a falta de originalidade de Hollywood. Também nos posters dos filmes podemos evidenciar essa atitude de copy+paste à discarada. Ao menos no remake ainda reconhecem que o produto que estão prestes a realizar é uma cópia (geralmente pior) de um filme já antigo (ou não como tem acontecido no último ano, por vezes, têm um ano de diferença). Já no que toca a posters, fazem à discarada uma substituição das personagens e já está. E não há direitos de criatividade para ninguém. Goodbye old Hollywood, hello new Hollywood!

7 comments:

May the force be with you!

cinema's scenes

04:09:00 Unknown 0 Comments


0 comments:

May the force be with you!

"Restless", de Gus Van Sant

10:34:00 Unknown 0 Comments


Ora aqui fica o trailer de um filme que estou com bastante vontade de ver. "Restless", pela mão de Gus Van Sant. A ver se a Alice e a miúda do "The Kid Area All Right" deixa de ser insonsa desta vez.

0 comments:

May the force be with you!

Guess

16:13:00 Unknown 4 Comments


Tenham medo, muito medo. É o filme da segunda metade da década de 80, conta com caras conhecidas e um realizador bastante peculiar. Por vezes, um "pequeno detalhe" pode mudar muita coisa e até acabar mal. Nem sempre a ciência é sinal de evolução, podendo levar a consequências surreais.
Visto isto, a que filme pertence esta cena?

4 comments:

May the force be with you!