O sabor do cinema

21:24:00 Unknown 0 Comments


O cinema pode ainda não ter sabor, mas muitos são os filmes capazes de deixar-nos com água na boca. A gastronomia é assim um tema que serve como pano de fundo muitas obras que compõe a história da Sétima Arte, roubando muitas vezes a atenção do público. O ato de comer, beber, cozinhar e alimentar é sinónimo de prazer, felicidade e sexualidade, mexe com os nossos sentidos, concedendo uma textura única a cada história. A receita para isso pode ser vista em alguns dos títulos que se seguem:

«Sideways» (2004)
Um par de amigos decide viajar durante uma semana, um deles apaixonado por vinho e também depressivo (Paul Giamatti), aposta numa viajem pelas vinícolas californianas. Ao mesmo tempo que degustam vinhos, conhecem duas mulheres que inflamam os seus corações.


«Volver» (2007)
Pedro Almodovar mostra Penelope Cruz em mais uma das suas histórias, nesta a personagem dotada para a cozinha assume um restaurante sem clientes, até ao dia em que tudo muda...


«Eat Drink Man Woman» (1994)
Os ingredientes estão na mesa: comédia, romance e drama não faltam nesta película de Ang Lee, onde uma família é-nos apresentada, encabeçada por um chef de cozinha que demonstra o seu amor através das mais incríveis receitas gourmet.


«Delicatessen» (1991)
Esta comédia de humor negro retrata um cenário pós-apocalíptico, no qual a comida é tão escassa que é usada como moeda de troca. A história roda em volta de um prédio cujo proprietário mata os seus inquilinos para vender a carne destes e garantir assim a sua sobrevivência. Um filme que tem tanto de grotesco como de belo, da dupla de realizadores Marc Caro e Jean-Pierre Jeunet.


«Chocolat» (2000)
Uma mulher, com uma filha, abre uma loja de chocolates numa pequena vila de França. Enquanto se tenta adaptar aos costumes moralistas da região, surge a personagem desempenhada por Johnny Depp, um cigano que torna todo o processo mais difícil, envolto pela sensualidade do chocolate.


«9 ½ Weeks» (1986)
Tem uma das cenas mais divertidas e sensuais com comida na história do cinema, sendo muitas vezes intitulado como o «The Last Tango in Paris» dos anos 80. Um drama erótico, onde uma relação tem contornos mais complicados no meio de diferentes jogos sexuais.


Texto originalmente redigido para a Revista SPOT.

















0 comments:

May the force be with you!