Crítica:"Les Amants du Pont-neuf"

13:55:00 Unknown 1 Comments

"Les Amants du Pont-neuf" é um filme que nos deixa divididos entre duas espécies de sentimentos: os negativos e os positivos. É daqueles filmes que acredito que não é possível gostar totalmente.Há algo que nos trava na hora de dizer: Sim, adorei. O percurso das personagens e as suas acções pouco amistosas fazem com que surja um sentimento, por vezes, de repulsa, em que rejeitamos alguns dos seus comportamentos e opções. Ao mesmo tempo, que nos identificamos com situações ou pensamentos, assim como chegamos a ter pena da sua carência emocional. É um filme difícil de digerir num só travo; é forte e reflexivo. Mistura duas personagens sedentas de vida e no entanto incrivelmente mortas em alguns momentos da história. 
Juliette Binoche faz um papel admirável, o que já era de esperar. O restante pouco cast também cumpre os seus propósitos em pleno. Algumas pontas ficam soltas, mas penso que não são relevantes para o desfecho do filme. Mas, tal como o realizador confessou durante a masterclass que deu em seguida, a uma dada altura o filme parece ser apressado. Problemas de produção que estiveram na base do filme, realizado em 1991, anteciparam a sua conclusão. Esses problemas, de ordem económica, provavelmente, deveram-se à necessidade que houve de reconstruir o cenário da ponte após a licença para filmarem ter expirado, tendo feito deste filme, um dos mais caros filmes franceses da altura.
A fotografia é também completamente apaixonante. A escolha de cenários, os jogos de luzes conseguem reportar-nos a um mundo que tem tanto de fantástico como de subversivo. Em que a protagonista feminina luta contra o seu passado e o protagonista masculino luta contra o futuro, que os pode separar.
A banda sonora é também deliciosa. Dá ritmo à deambulação das personagens pela "Pont-neuf", que de nova nada tem, ironicamente, além da personagem de Binoche que acaba por lá ficar, na sua escuridão tanto psicológica como física.
A técnica de Carax, realizador que para mim até há pouco era desconhecido, consegue transportar-nos a uma viagem alucinante, alienante que nos faz emergir numa simbiose de sentimentos. 
Portanto, nada mais justo do que dizer que o cineasta consegue dar uma visão bastante interessante e introspectiva da vida "de rua", tão incompreendida e misteriosa, tal como precariamente remetida pela sociedade ao silêncio e desprezo.

1 comentário:

  1. Baixar o Filme - Os Amantes Da Ponte Neuf [Les amants du pont Neuf] - http://goo.gl/ul7gU

    ResponderEliminar

May the force be with you!