Stars Battle

17:47:00 Unknown 15 Comments

Nesta nova rubrica vou apresentar duas personagens que considero terem um calibre aproximado a nível de filmes e junto do público em geral. A vossa missão é defender a que acham que 'é melhor', sendo por causa da sua extensa carreira, por ter ganho já alguma estatueta dourada, por algum desempenho em particular, etc.

Desta feita, começamos em grande com dois gigantes do cinema, Al Pacino e Robert de Niro.

15 comentários:

  1. Sempre gostei mais do De Niro, que considero o melhor actor vivo, apesar de nos últimos tempos andar arredado das grandes interpretações. O Pacino é para mim o nº 2 e outro SENHOR da representação.

    O De Niro tem enormes interpretações em filmes de eleição como O Padrinho II; O Caçador; Taxi Driver; Cavaleiros do Asfalto; 1900; O Touro Enraivecido; Era uma vez na América; Os Intocáveis; Cape Fear; GoodFellas; Casino...

    São 2 actores que foram injustiçados pela Academia pois mereciam muito mais do que os poucos prémios que conquistaram.
    Lembro que o Pacino nem foi nomeado por Scarface, uma interpretação brutal.

    Este seria um combate renhido com o De Niro a vencer por pouca diferença.

    ResponderEliminar
  2. Se mais duvidas houvessem bastava ver o meu avatar no blogger. :)

    ResponderEliminar
  3. Díficil. Mas o meu voto vai para Robert DeNiro.

    Ambos vivem na sombra do seu passado e acho que a principal razão para o DeNiro não vencer este “conflito” seria a quantidade de filmes fracos e performances fracas que tem no currículo, mais recentemente, coisa que o Pacino tem menos. Mas compensa com outras do passado. É (ou era) bastante versátil. Desde o Raging Bull, Taxi Driver, Cape Fear (a minha interpretação favorita dele), entre outros.. e até mais recentemente a provar que também consegue por a malta a rir com a série “Fockers”.

    Até acho que o Al Pacino é actualmente melhor actor que o DeNiro, mas um pouco menos versátil e por vezes “exagera” nas interpretações. Gosto bastante do trabalho dele no passado também (Godfather, Dog Day Afternoon, Scarface, Advogado do Diabo), mas de resto, ultimamente, dos filmes que vi, parece fazer sempre o mesmo género de papel (88 Minutes, Insomnia, The Recruit …), ainda que de forma excelente (mas destaco Anjos na América, por exemplo).

    ResponderEliminar
  4. E ninguém fala do HEAT ?

    O melhor deles é o que vence neste filme... :)

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  6. É um formato que me deixa com algumas reservas e, por isso, não consigo responder. O que pretendes que avaliemos, a personagem ou a carreira do actor ?

    Porque é diferente contrapor o De Niro no Taxi Driver ao Pacino do Advogado do Diabo e o De Niro do Raging Bull ao Pacino do Padrinho II.

    ;)

    ResponderEliminar
  7. Carlos, o Pacino às vezes pode entrar em piloto automático, não digo que não, mas por acaso gostei muito dele no Insomnia.

    É dificil escolher, também tenho uma ideia do De Niro ser mais versátil. Vi-o pelo menos em mais papéis diferentes.
    Mas o Pacino é um furacão e se quiser deixa todos na sala a olhar para ele perplexos, consegue-o.

    ResponderEliminar
  8. Diogo F:A Carreira do Actor e mesmo o desempenho (bom ou mau) que tiveram nas suas personagens/filmes. O que pretendo é que façam um verdadeiro Brainstorming de todos os prós para defenderem o vosso preferido e também dos contras para "atacarem" o não preferido, por assim dizer :)

    P.S:. Desculpem ainda não estar a dar o meu parecer nesta 'discussão', mas por motivos pessoais não posso estar sempre presente aqui no blog hoje.

    ResponderEliminar
  9. Muito honestamente, o DeNiro tem a melhor filmografia, mas o Pacino é o melhor actor.

    É difícil dar o parecer nesta rubrica, porque é muito complicado estar a comparar os dois.

    Dizer que o DeNiro é o meu favorito não adiante, se eu penso que o Pacino é melhor actor, por exemplo.

    Favoritismo pode não ter a ver com o que pensamos do talento do actor. Por exemplo há imensa gente que adora o Johnny Depp mas toda a gente reconhece que a versatilidade dele deixa um pouco a desejar.

    Voltando ao nosso caso... É como o Diogo diz:


    Pacino em ANGELS IN AMERICA > DeNiro em THE DEER HUNTER

    mas

    DeNiro em RAGING BULL > Pacino em SCENT OF A WOMAN


    Só para dar dois exemplos de interpretações galardoadas dos dois.


    Cumprimentos,

    Jorge Rodrigues

    ResponderEliminar
  10. O De Niro quando é bom é o melhor, quando é mau é muito mau. O Pacino tem uma carreira mais constante em e raramente se sai mal.

    Como embirro um bocado com o Pacino diria que o De Niro é melhor, mesmo que para isso só considere uma mão cheia de filmes de cada.

    ResponderEliminar
  11. Robert DeNiro sem dúvida. É o que apresenta os melhores filmes, e dá-nos sempre interpretações excelentes.


    Sarah
    http://depoisdocinema.blogspot.com

    ResponderEliminar
  12. Pareceque é o De Niro que está a "ganhar" :D...

    Têm razão, é mesmo complicado decidir porque são ambos geniais, mas é aí que está o interesse desta crónica.

    Curioso, penso que não falaram do "Scent of a Woman" com uma interpretação particularmente interessante do Pacino...
    Quanto ao De Niro tem mesmo filmes absolutamente brutais, mas na actualidade anda a escolher maus argumentos, a meu ver :/...Também concordo que o Al Pacino ultimamente também tem feito filmes com um registo muito semelhante...por isso ambos têm alguns contras.
    Se pudesse decidir, e vou complicar mais as coisas, seria o DE Niro que conhecemos no passado x)

    ResponderEliminar
  13. Carlos Moreira: Concordo bastante com o que dizes, só menos na parte do "The Fockers" porque não suporto aqueles filmes :S.. Já agora, penso que não vi o Cape Fear que falas, têm algo a ver com o de 62?

    João Bizarro: Essa foi uma boa forma de responderes :)

    Nuno: Já não me lembrava desse feito do Michael Mann, boa chamada de atenção! Principalmente porque ambos partilham nesse filme o grande ecrã!

    Jorge:
    Quanto à filmografia tens alguma razão, no passado pelo menos, o De Niro têm escolhas muito boas. Quanto Al Pacino não consigo ser tão certa e dizer que é melhor actor do que o De Niro. Penso que entra naquilo que já disseram aqui em outros comentários, "entra em piloto automático", por vezes é bom, por outras vezes pode não o ser tanto.

    Uma nota.concordo em parte com o que dizes, mas não posso concordar completamente com o que dizes relativamente ao Johnny Depp. Acho que é um actor bastante versátil e até sempre foi conhecido por essa característica, os filmes dele diversificados comprovam isso. Penso que no entanto tens razão se falares dos papeis mais actuais, porque depois de fazer de Jack Sparrow parece que ficou com um síndrome qualquer e quando o vemos noutro papel ainda tem alguns "tiques" da personagem. O Sweeny Todd é um exemplo disso.

    Loot : Nem mais, por isso esta escolha é tão difícil. Mas concordo com o que disseste.

    ResponderEliminar
  14. sem dúvida subjectivo, mas na minha opinião este papel ninguém lho tira :p
    http://www.imdb.com/title/tt0105323/

    ResponderEliminar

May the force be with you!