CineFiesta 2012 - mostra de cinema espanhol

13:51:00 Unknown 0 Comments

Nos meses de Novembro e Dezembro, no Porto e em Lisboa, terá lugar o CineFiesta, a mostra de cinema espanhol. Na capital será a Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema e Cinema São Jorge e na invicta o Teatro Campo Alegre, Biblioteca de Almeida Garrett e Cinemas ZON Lusomundo Dolce Vita Porto os espaços que a vão receber .

O CineFiesta tem como intuito dar a conhecer ao espectadores a riqueza e diversidade do cinema espanhol, ao mesmo tempo que permitir um encontro com os realizadores e artistas espanhóis. Esta é uma iniciativa do Instituto de Cinematografia y de las Artes Audiovisuales (ICAA) e da Dirección General de Política e Industrias Culturales y del Libro de la Secretaría de Estado de Cultura de España, em colaboração com a ZON. 

Com a mostra de cinema hispânico há também a intenção de resgatar a  herança dos Ciclos de Cinema Espanhol, enquadrados no programa cultural Mostra Espanha, que, desde há vários anos, se vêm realizando em Portugal; primeiro em Lisboa e desde o ano passado também no Porto.

Nesta mostra podemos encontrar uma selecção de recentes longa-metragens de ficção, dos melhores documentários e uma homenagem na Cinemateca Portuguesa, Museu do Cinema (Lisboa) e no Teatro Campo Alegre (Porto) a Víctor Erice, conhecido como o autor de uma das cinematografias mais importantes do cinema espanhol, a par de Luis Buñuel, Luis G. Berlaanga, Carlos Saura ou Pedro Almodóvar. Também nesta homenagem serão projectados três filmes seus: "El espíritu de la colmena" (1973), "El sur" (1983) - baseado no relato da escritora Adelaida García Morales - , e "El sol del membrillo" - uma experiência cinematográfica sobre a obra e personalidade do pintor Antonio López.
A secção dedicada ao cinema documental espanhol é extensa: "Mercado de Futuros" traz uma visão urbana de Mercedes Álvarez, a autora de um dos melhores documentários espanhóis "El cielo gira"; "Guest", de José Luis Guerín, realizador cujas obras são admiradas como uma espécie de poesia visual; "El cuaderno de barro", de Isaki Lacuesta em colaboração com Miquel Barceló; e "Al final del Tunel", uma obra de Eterio Ortega que nos apresenta um dos feitos mais decisivos da história recente de Espanha - o final da violência da organização terrorista ETA.

Para além de uma forma de ver bom cinema, o CineFiesta afirma-se como uma forma de o público desfrutar de cinema contemporâneo de qualidade. A título de exemplo temos várias obras este ano como "Blancanieves", filme mudo do realizador Pablo Berger escolhido para representar Espanha nos próximos Oscares, "El sexo de los ángeles", do galego Xaviel Villaverde, "Fin", a primeira longa de Jorge Torregrosa, "Grupo 7", um  policial espanhol  de Alberto Rodríguez Librero, "Tengo ganas de ti", "La chispa de la vida", realizada por um dos grandes realizadores actuais do cinema espanhol, Álex de la Iglesia,"Mientras duermes", um thriller do realizador Jaume Balagueró, autor do celebrado [REC], entre muitos outros filmes.


Esta mostra terá início no dia 21 de Novembro no Cinema São Jorge, em Lisboa, e terá encerramento no dia 25. No entanto, no dia seguinte, o CineFiesta muda-se para o Porto até dia 2 de Dezembro, com o mesmo programa que em Lisboa.

 Para mais informações podem consultar o site oficial aqui.

0 comments:

May the force be with you!