Estudo de Caso: Blogosfera de Cinema em Portugal

17:09:00 Unknown 2 Comments



Na altura do meu mestrado, salvo erro em 2012/2013, achei por bem fazer uma tese que espelhasse o conhecimento empírico que tenho dos media sociais, sendo que optei por um tema ligado à blogosfera, nomeadamente a de cinema nacional. 

"Ao longo deste ano, de modo a registar a existência, em particular, da blogosfera de cinema, decidi como tema de um estudo cientifico estudar o caso do papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema. Neste sentido, através do auxílio de um grande número de blogues, dos quais seleccionei alguns para incluir directamente neste trabalho, assim como a ajuda de vários órgãos do mundo do cinema - realizadores, distribuidoras de cinema, directores de festivais de cinema, jornalistas, etc - consegui executar este estudo de caso. Os dados foram reveladores por um lado, mas por outro vieram a confirmar muitas das minhas ideias primordiais. Como acho que este é um trabalho escrito não apenas para mim, mas para a blogosfera em geral, marcando assim a passagem de uma era, que provavelmente nunca mais voltará a repetir-se, deixarei, aqui, o link. Espero que tenham em conta que foi feito em pouco tempo, relacionado com os velhos media e não isoladamente, portanto agradeço que sejam brandos nos julgamentos e apreciem este contributo que aqui partilho."

Para eventuais interessados, podem ver aqui a tese (o estudo de caso sobre a blogosfera começa a partir da Parte II, ponto 3; a primeira parte tem apenas o relatório de estágio), com o respetivo estudo de caso: «Crise dos media tradicionais e importância dos no vos media: o papel dos blogues nacionais como meios de divulgação do cinema ».

2 comentários:

  1. Excelente estudo! Realmente era preciso mais pessoas a fazerem textos dignos, com conhecimento. É pena nunca ter visto destaque ao mesmo em nenhuma das iniciativas ou cerimónias da blogosfera no meu tempo dos blogues.

    ResponderEliminar
  2. Rodrigo isso muitas vezes tem a ver com os grupos estabelecidos, onde as pessoas destacam mais quem tem interesse ou empatia. Pelo que vou vendo aqui este blogue (o Cinema's Challenge) vai fazendo um trabalho mais individual/independente, nem no grupo dos Bloggers notei muita afiliação a terceiros, o que é bom porque estamos aqui para ler sobre cinema mas por vezes é mau porque acaba por não chegar a terceiro porque as pessoas tendem a não divulgar os artigos dos colegas e preferem fazer competição. A blogosfera sempre teve este lado mais podre e não seria agora na sua fase de decadência que iria mudar, não é verdade? De qualquer das formas apenas para dizer que o estudo da tua tese vale bem a pena e foi uma honra fazer parte dele, já na altura tive o prazer de ler e mais uma vez gostei de poder fazê-lo. Não vou assinar porque já me deixei destas andanças, mas fica a ideia de que espero que continues a escrever por muitos anos porque a verdadeira pena é ver espaços a desaparecerem como estes não iniciativas organizadas para reunir pessoas, como tenho visto em muitos textos por esse Facebook fora, para isso temos a vida real.

    ResponderEliminar

May the force be with you!