Notícia/Curiosidade

07:32:00 Unknown 0 Comments


O Livro Em Filme: BLINDNESS


"Ensaio sobre a Cegueira", de José Saramago é a obra que dá origem a um prometedor filme intitulado de "Blindness", realizado por Fernando Meirelles.


Como tantos outros livros, o de Saramago foi adaptado ao cinema. Este é desempenhado por um "casting" maioritariamente falado em inglês e conta com uma produção que envolve vários países.O Romance homónimo de José Saramago desde cedo contou com uma estimativa avultada de capital,o que favorece a sua concretização e rapidez da mesma.

De acordo com o livro de Saramago, "Blindness" narra a história de uma estranha epidemia de cegueira que abala repentinamente uma generalidade de pessoas. O autor utiliza a cegueira como uma metáfora relativa ao mundo que se recusa a ver a loucura e o caos frente ao consumismo e à destruição do meio que nos rodeia.

O elenco é constituído por :Julianne Moore (As Horas), Gael García Bernal (Diários de Motocicleta), Mark Ruffalo (Zodíaco), Sandra Oh (Sideways), Don McKellar (Clean), Maury Chaykin, Yusuke Yseya e Yoshino Kimura, também integram o filme, entre outros.

Segundo, declarações feitas ao jornal "Público", o escritor vencedor do Nobel disse que: "A produtora canadiana [Rhombus Media] escolheu-o para dirigir o filme e eu concordei em função do trabalho que conhecia dele", disse o escritor ao PÚBLICO(...)Achei que a história que escrevi ficou em boas mãos. Entre tantos directores que existem a produtora inclinou-se para ele e fiquei contente. Estou convencido que vai fazer um bom filme.". No entanto, é de salientar que Saramago resistiu durante vários anos a conceder o seu filme para ser adaptado aos grandes ecrás, devido ao receio de que não se revela-se fiel à obra, e, consequentemente se vulgariza-se.

Após a abertura do Festival de Cannes, e à sua visualização e aprovação pelo escritor, "Blindness" espera que o público seja receptivo à ideia que quer passar, e não como muitos afirmam à sua violência. Após ter sido assistido por alguns críticos em conjunto com Saramago, as impressões foram várias, mas houve uma constante de assinalar ora que o livro era bem mais violento, ora que o filme era desnecessáriamente agressivo.

Espera-se que "Blindness", iniciadas as gravações em 2007, chegue o quanto antes ao nosso país, a data de estreia ainda não se encontra definida, resta-nos por isso aguradar mais novidades que o próprio realizador vai deixando no seu blog oficial.(http://blogdeblindness.blogspot.com/)

0 comments:

May the force be with you!