"Numb3rs- A Última Cartada?!"

21:17:00 Unknown 2 Comments









Esta crítica é baseada numa constatação pessoal.Caros críticos de todo o mundo acho que deveriam estar mais atentos a tudo o que é exibido na televisão, assim como no cinema, e sobretudo recorrer à analogia destes dois materias. Digo isto, pois, numa quarta feira (09.07.08)por volta das 5h da manhã, enquanto assistia à conhecida série "Números", deparei-me com uma "pequena", mas contudo significante semelhança.




De início, pensei que seriam apenas minímas coincidencias, semelhanças que acontecem. Mas não. Eis que me confronto exactamente com a mesma cena que integra o filme "21- A Última Cartada", em que Kevin Spacey (que interpreta o papel de professor) verifica pela primeira vez as impressionantes capacidades do seu aluno. Nesta passagem, o professor, tal como a personagem principal da série (que é igualmente docente de matemática) dão uma aula em que através da comparação a um mero concurso televisivo, demonstram como as provabilidades podem ser enganadoras e não nos devemos guiar pelos instintos. São usados os mesmos exemplos, três hípóteses, das quais duas contêm as "cabras" (não têm prémio)e uma comtempla o prémio. E ainda, pela mesma ordem é referida uma resposta errada para explicar e dar oportunidade de se mostrar o porquê do resultado. Além de tudo isto, e muito mais grave é o facto dos diálogos serem extremamente semelhantes tanto na série como no filme, um autêntico plágio.
Uma vez que "Números" é exibida muito antes (2005) do filme que é deste ano (2008). A ilação que tiramos deste "achado" é que Robert Luketic, realizador de "21-Última Cartada", também "gostou em especial deste episódeo", ou caso contrário não teria incluído no seu filme. É pena que a notoriedade dada tenha ficado só na sua "consciência", e não tenha sido partilhada com a sua "fonte de inspiração" os irmãos Scott (Ridley e Tony Scott ).

2 comentários:

  1. É assim, eu não vi nem o filme nem a serie, mas acho que existe apenas uma explicação lógica para isso ter acontecido. O filme 21 é baseado numa história verdadeira.


    “21 - A Última Cartada” é um Drama baseado numa história verídica e relata a vida de cinco estudantes MIT que foram treinados para “aldrabarem” o jogo nos Casino de Las Vegas, Roleta e Blackjack foram os alvos…." (fonte: http://www.apostaganha.pt)


    A explicação que eu te posso dar é que talvez a serie também se tenha inspirado nos mesmo factos, o que é mesmo possível que tenha acontecido e calculo que não seja a primeira vez...

    Não é que o plágio não seja uma ideia plausível, mas acho que era um bocadinho mau...

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ola
    Eu sei que é inspiradi numa história veridica (está presnte no meu artigo sobre o respectivo filme). Mas ,no entanto essa história como deves cálcular é muito pouco provável que um dos alunos tenha relatado tudo o que aconteceu como podes ver em várias fontes e para não falar do facto de ser "baseado" ou seja inspirado numa história verídica, não se passou o caso como é relatado no filme, a personagem supostamente principal,nem esite pois são apenas 3 alunos e não cinco se não estou em erro como mostrar no filme.Agora o facto dos diálogos e também de estarms a falar de algo que é adaptado para cinema é muito pouco ético haver este tipo de semelhanças, porque se vires o filme e o episódeo a que me refiro vais concordar.Tive ainda o cuidado de ver se no fim do episódio se referiam ao facto de ter alguam inspiração em um caso verídico como no filme, mas não aconteceu.
    Por isso, é de considerar muito duvidoso porque é um caso muito sério, até o nome de um filme deve ser único e registado omo tal, qaunto mais a nível do argumento.
    Mas, acho bem em interessares-te, e acho optimo o debate de ideias.

    bjinho ;)

    Andreia Mandim

    ResponderEliminar

May the force be with you!