"Procurado"...devia de ser por todos!

13:39:00 Unknown 2 Comments


O filme "Wanted" estreou esta semana nas nossas salas. Além de ter algumas caras conhecidas como Angelina Jolie, Morgan Freeman e James McAvoy aglomera um óptimo argumento, principalmente pelo facto do seu género ser acção.


A história aborda a vida de um jovem vulgar que tem rspectivamente uma vida perfeitamente banal. Passa cerca de 90% do seu tempo no seu cubículo de trabalho, ouve a sua chefe à qual responde consecutivamente "I'm sorry", frase que posteriormente ao longo do filme irá ter grande enfase.Para não falar que a sua namorada o engana com o suposto melhor amigo, este vive também num apartamento vulgar ao lado da passagem do metro. Tal como, enuncia a personagem interpretada por James McAvoy, o fracassado Wesley Gibson, a única coisa que o acalma é saber que tudo amanhã será igual depois de acordar.

Contudo, um pouco previsível, mas irónico o dia seguinte não se revela rotineiro com os até então vividos e o mesmo torna-se um dia decisivo e marcante na sua vida.

Wesley descobre que os seus supostos ataques de pânico não o são na verdade, mas sim, resultado dos seus poderes únicos que o dotam de uma capacidade magnífica para ser um assassino nato, um "super assassino". Isto é-lhe revelado pela Irmandade que o tenta recrutar após a morte do seu pai.

Essa Irmandade guia-se pelo "Destino" que através de um tear os informa de quais os alvos a abater, "Kill one,save thousands" é este o lema do grupo secreto.

Contudo, a novidade e aprendizagem revela-se fascinante inicialmente, mas quando o portagonista abate finalmente o assasino do seu pai assiste a um colminar de dúvidas e suspeitas ,e descobre que a sua nova realidade de justiceiro não o é na verdade tão "perfeita" e dignificante como lhe tinham demonstrado.

O filme é baseado na série de Mark Millar, teve alguns meses de atraso a chegar ao nosso país, possívelmente devido a um acto estratégico, pois assim apesar da sua qualidade isolou-se um pouco da possível concorrência ("O Sexo e a Cidade", que não teve grande sucesso).

A nível crítico, penso que é necessário salientar que é bastante prometedor além do elenco não ser magnífico tem alguma classe e versatilidade, já que as três persoanagens principais ocuparam e demarcaram a sua carreira com registos bastante diferentes. Pois, Morgan Freeman normalmente é o "bom da fita" ("Bruce todo Poderoso"), Angelina Jolie remete-se um pouco à personagem sexy como em "Tomb Ryder" e McAvoy pela primeira vez tem um papel de protagonista num filme estritamente de acção, pois anteriormente o seu último papel foi em "Atonnement". Esta mistura de talentos e o facto de McAvoy ter uma carreira prometedora leva a que o filme seja uma agradavel revelação.

O argumento é bastante bom, pouco previsível, tendo principalmente em vista que se trata de um filme de acção e que normalmente o argumento fica para segundo plano, dando-se mais importância aos efeitos especiais. No entanto, neste filme estes dois níveis são igualmente trabalhados e resultam satisfatóriamente bem.

Aconselho a todos que o assistam, vale a pensa até pelas excelentes analepses que ligam o início ao fim do filme. E ao contrário de "Michael Clayton" e de "Ponto de Mira" não são cansativas e prendem a atenção até ao último segundo.

Apesar de o ter visto apenas uma vez, quanto a falhas não são significantes, a nível de efeitos especiais está muito bom, mas é de assinalar que tem momentos de algum exagero até mesmo para o tipo de filme que é. Mas, a meu ver a sua complementaridade torna-o único desde as "balas anti-gravidade" até às perseguições e malabarismos , o facto de no fim o carro não estar impecávelmente conservado, mas sim altamente destruído dá liberdade para afirmar que o realizador teve a preocupação de em pequenos promenores algo redundantes noutros filmes, alterá-los de modo a torna-lo original.

Talvez seja um pouco exagerado, no entanto penso nos últimos anos, apesar de gostar de vários filmes, este conseguiu-me "satisafzer" quase por completo, algo que já não acontecia à muito tempo nas idas ao cinema...






Elenco

James McAvoy ... Wesley
GibsonMorgan Freeman ... Sloan
Angelina Jolie ... Fox
Terence Stamp ... Pekwarsky
Thomas Kretschmann ... Cross
Common ... Gunsmith
Kristen Hager ... CathyMarc
Warren ... The Repairman
David O'Hara ... Sr. X
Konstantin Khabensky ... The Exterminator
Dato Bakhtadze ... The Butcher
Chris Pratt ... Barry
Lorna Scott ... Janice
Sophiya Haque ... Puja
Brad Calcaterra ... Assassin Max Petridge


Informações Técnicas

Título traduzido: O Procurado
Título Original: Wanted
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Tempo de Duração: 110 minutos
Ano de Lançamento: 2008


Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures

2 comentários:

  1. Não sentes um grande vazio depois de veres este tipo de cinema?

    ResponderEliminar
  2. não..alias...escrevi-o logo de rajada apos chegar a casa e ver do cinema....e sim "caralho" e "puto" sao a forma mais correcta de lingua portuguesa?!
    eu gostei ...e justifiquei...se gostam de senhores dos aneis e etc...sao gostos...sim um filme sob pessoas k andam e andam pa destruir uma porra de um anel...realmente isso sim e arte e imaginação,nao va o anel ganhar pernas e fugir.

    ResponderEliminar

May the force be with you!