in FOCUS #02: Emma Stone

14:06:00 Unknown 0 Comments


Os grandes olhos e personalidade mordaz fazem de Emma Stone uma das jovens figuras de Hollywood mais interessantes e divertidas da atualidade.

Esquivando-se do selo de apenas "cara bonita", Emma nem sempre foi Emma...Emily Jean Stone é o nome que lhe foi concedido aquando do seu nascimento, a 6 de novembro de 1988, tendo mais tarde, segundo a mesma, adotado o nome artístico de "Emma". Existem duas versões que explicam a mudança de nome. Uma, devido à idolatração que sentia pela Spice Girl Emma Bunton (Baby Spice). A outra versão  é a de existirem muitas Emilys registadas no sindicato de atores de Los Angeles e por isso a atriz acabou por adotar o nome que a mãe a chamava na infância...Agora, qual a verdadeira versão? Só a própria Emma Stone saberá.

Da comédia teen «Superbad» à comédia negra de «Birdman», a atriz americana passou já por outros muitos filmes, na sua maioria deste género, com prestações versáteis e de qualidade. Quem não se recorda do seu primeiro papel como protagonista em «Easy A» (2010)? Ou a agradável surpresa que foi «Zombieland» (2009), «Crazy, Stupid, Love» (2011), «The Help» (2011), «The Amazing Spider-Man» (2012) ou o último filme de Woody Allen «Magic on Moonlight» (2014)?


Estabelecida como atriz, depois de já ter ganho o globo de outro com o papel de Olive em «Easy A», Emma foi indicada este ano ao Oscar para a categoria de melhor papel secundário devido à sua performance em «Birdman» e já tem mais um projeto, sem título para já, pronto a filmar pela mão de Woddy Allen (onde também está confirmado Joaquin Phoenix). Para além do cinema, em 2014 (até 2015) a sua polivalência permitiu-lhe abraçar um projeto na Broadway com a integração no espetáculo «Cabaret».

Outras curiosidades: a atriz é naturalmente loira, tendo ficado ruiva para o seu primeiro papel em «Superbad»; na altura para audição pintou o cabelo de castanho por não ter conseguido nenhum papel como loira, acabando depois por, a pedido do realizador Judd Apatow, pintar de ruivo. Aos 15 anos, convenceu os seus pais com uma apresentação PowerPoint a como deveria mudar-se do Arizona para Los Angeles e conseguir singrar no mundo da representação; o que conseguiu.

A par da vida profissional, a atriz teve um relacionamento com o co-protagonista de «Amazing Spider-Man», Andrew Garfield, que terminou há não muito tempo devido a uma traição. Ainda a nível pessoal, Emma está ligada a iniciativas de apoio a mulheres com cancro, uma vez que a mãe foi afetada pela doença, mas felizmente acabou por a vencer. A tatuagem que possui no pulso, duas patas de pássaro, simbolizam essa vitória, tendo pedido ao ex-Beatle, Paul McCartney, para as desenhar dado que a música preferida da sua mãe é «Blackbird».

AnoTítuloPapelNotas
2007SuperbadJules
2008The RockerAmelia Stone
2008The House BunnyNatalie
2009Ghosts of Girlfriends PastAllison Vandermeersh
2009Paper ManAbby
2009ZombielandWichita
2010MarmadukeMazieVoz
2010Easy AOlive Penderghast
2011Friends with BenefitsKayla
2011Crazy, Stupid, LoveHannah Weaver
2011The HelpEugenia "Skeeter" Phelan
2012The Amazing Spider-ManGwen Stacy
2013Gangster SquadGrace Faraday
2013Movie 43VeronicaSeguemento: "Veronica"
2013The CroodsEepVoz
2014The Amazing Spider-Man 2Gwen Stacy
2014Magic in the MoonlightSophie Baker
2014BirdmanSam Thomson
2015(Sem título) projeto de Cameron Crowe Allison Ngem pós-produção
2015(Sem título) projeto de Woody Allenem pós-produção