Em Cena Nacional:Contraluz num cinema perto de si!

12:18:00 Unknown 2 Comments


Resolvi aliar dois temas que quero expor: o facto do 'Contraluz' ser um dos filmes mais prometedores deste Verão e um trabalho curricular feito acerca do cinema português.Juntei estes dois assuntos num único post porque, de uma forma ou de outra, contrapõe-se e, ao mesmo tempo, relacionam-se. O filme 'Contraluz', de Fernando Fragata (realizador de 'Sorte Nula', 'Pesadelo Cor de Rosa', 'Pulsação Zero', entre outros), é apontado entre os cinebloguers como sendo indispensável a sua visualização, a par de películas como 'Inception' e 'Ghost Writer'. Será que, finalmente, começamos a caminhar para um retrocesso da baixa vivida pelo cinema português? Esperemos que sim. Eu pelo menos espero. Realizadores como o de 'Sorte Nula' que, embora em termos técnicos não tenha sido brilhante mas em termos argumentativos é um perfeito movie twist, são possivelmente as poucas esperanças e lufadas de genialidade que existem por Portugal. Assim como Luís Filipe Rocha, com filmes profundamente sociais, que bem poderiam ser reais; procura assim debater algo, mostrando uma história que bem podia ser a nossa- é o exemplo da 'Outra Margem'.
Assim, espero poder, ainda este mês, ir ao cinema e ver o 'Contraluz'. Tal como espero que o façam, como bons cinéfilos é esta a oportunidade de o fazerem, aliando o gosto pelo que é nacional. Infelizmente isso é raro. Por isso, também lanço o desafio de passarem pelo blogue Em Cena que abriga o meu trabalho, e de uma colega Inês Espojeira, sobre a Baixa Adesão que se regista como inerente ao cinema português.
Dei ainda um salto ao site ante-cinema e encontrei uma interessante entrevista ao realizador Fernando Fragata. Eis um trecho da mesma:

''ANTE-CINEMA (AC): Antes de mais, e porque os trailers já divulgados acabam por não revelar muito da história do filme, quer-nos falar um pouco sobre o que trata Contraluz?

FERNANDO FRAGATA (FF): O filme é sobre varias personagens que se encontram em situações de extremo desespero. Cada uma delas por um motivo diferente. E quando tudo parece ter chegado ao limite, algo de inesperado acontece que vai mudar radicalmente o rumo das suas vidas. No entanto, caberá a cada uma delas moldar o seu destino de modo a reencontrar a felicidade. Mas atenção, é que há destinos que só se alcançam depois de alterar o dos outros, e aí é que está o grande twist da vida.....''

Se querem ver na integral, visitem: Ante-cinema.com

Trailer do filme:

2 comentários:

  1. Como disseste que eras novoa disto dos blogs, duas dicas: sempre que comentares um post, escolhe a opção de receberes a resposta pelo mail. Desta maneira saberás se houve mais comentários ou se te responderam.

    Quando comentas, não precisas de colocar o link do teu blog porque vai carregar-se no teu nome, vai logo para o blog. No teu caso, eu fiz isso e dá perfil indisponivel. Mudaste essa opção?

    Ah! E o pessoal costuma tirar esta coisa da word verification porque é muito chata para quem comenta.

    ResponderEliminar
  2. opa a cena de mensagem para saber se mais alguem respondeu ao meu coment,tenho posto, acho. A cena do perfil pus para nao tar no blog pk ocupa muito espaço, a pagina fica muito comprida, mas antes dava para ver mesmo nao aparecendo lá :/ tenho de ver. Quanto a cena do word verification, nao sabia que estava activa, mas vou mudar ;)thanks

    ResponderEliminar

May the force be with you!