Heroínas do Cinema
No passado contavam-se pelos dedos o número de mulheres que tinham um papel principal em filmes de acção. Geralmente eram as vítimas ou personagem secundária, que, em última instância, auxiliava o herói. Hoje, e ainda bem, o caso mudou de figura. Cada vez mais vemos presentes em filmes mulheres destemidas, fortes, guerreiras, que lutam pelo seu ideal com unhas e dentes. São elas, as heroínas do cinema. Combatem o mal sem ajuda masculina, já não são o sexo mais fraco. E, além de sedutoras, conseguem se tornar em ícones, que vão ficando gravados nas memórias dos cinéfilos.
Seguem-se algumas das mais famosas:
Kill Bill I e II, com Beatrix Kiddo ou The Bride, interpretada por Uma Thurman.
Saga Resident Evil, com Alice, interpretada por Milla Jovovich.
Lara Croft: Tomb Raider , com Lara Croft, interpretada por Angelina Jolie
Mulan, com Mulan, voz de Ming-Na.
The Terminator, com Sarah Connor, interpretada por Linda Hamilton.
Alien, com Ellen Ripley, interpretada por Sigourney Weaver.
Kick-Ass, com Hit-Girl, interpretada por Chloë Grace Moretz.
Triologia Matrix, com Trinity, interpretada por Carrie-Ann Moss.
Tank Girl!
ResponderEliminarHoje em dia tem havido mais equilíbrio com The Thing, Prometheus e outros a apostarem nas mulheres, mas ainda estou para ver quanto tempo vamos esperar até as juntarem todas num "Expendables" de saias.
Não duvido nada...Já agora, até me admira não teres tentado adivinhar o "Quem é Quem" x)
ResponderEliminarÉ uma verdade, as mulheres têm vindo, cada vez mais, assumindo protagonismo nos filmes, mas sobretudo em algumas sagas, facto que as tornam mais conhecidas do que nunca. Destaco pessoalmente a Ellen Ripley e a The Bride, terríveis :)
ResponderEliminarCumprimentos,
Jorge Teixeira
Caminho Largo
Sem dúvidas, de todas as heroínas que conheço Ellen Ripley é um verdadeiro ícone, não só dentre as personagens femininas, mas dentre qualquer personagem do gênero cinematográfico.
ResponderEliminarE se cabe falar em protagonismo feminino eu sempre lembro das animações do Studio Ghibli, como o recomendadíssimo Omohide poro poro.
Abraços!