MOTELx traz-nos Dario Argento
No sexto ano de edição, de 12 a 16 de Setembro, no teatro São Jorge, terá lugar o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa, MOTELx. Conhecido por trazer grandes nomes internacionais do terror a Portugal - como George Romero, John Landis, Mick Garris e Eli Roth -, o festival traz-nos este ano o italiano Dario Argento, apontado como o pai do giallo contemporâneo.
Durante décadas, Argento foi visto pela crítica como um autor excessivo e gratuito, mas hoje é unanimemente considerado um dos cineastas mais marcantes e influentes do género de terror. Por isso, o festival traz-lo a terras lusas e vai premiar com a presença do mestre do giallo os fãs portugueses. Da basta filmografia do cineasta italiano, o MOTELx irá dar primazia à sua trilogia d' As Três Mães. Esta faz a ponte entre os seus clássicos do início dos anos 80 e os trabalhos mais actuais. Além desta obra, o público terá também a oportunidade de ver na grande tela do São Jorge um dos filmes mais importantes da sua carreira, Suspiria.
Desde 2007, data da sua primeira edição, o MOTELx tem exibido filmes provenientes dos quatro cantos do mundo, dando assim a conhecer o que de melhor de cinema se faz por aí. Neste sentido é natural que o seu cartaz seja integrado por personalidades e obras poliglotas.
Na programação também estão presentes nomes como Julien Maury e Alexandre Bustillo, conhecidos como os dois maiores seguidores de Argento. Portanto, é difícil não pensar também no italiano durante o visionamento da obra que esta dupla nos traz - Inside.
Também a destacar teremos outra homenagem aos "velhos tempos" do cinema de terror com o filme The Butterfly Room, primeira obra do italiano Jonathan Zarantonello, que conta com a diva do terror europeu Barbara Steele. Ainda na grande tela poderemos ver [REC]3: Genesis, saga que já passou nos anos anteriores, e Emergo, película que transcende o found footage de The Blair Witch Project.
Do Reino Unido temos uma óptima aposta. Inbred é uma comédia gore tipicamente britânica com um humor reminiscente da faceta de Grand-Guinol de alguns sketches dos Monty Pyton. Ainda da Europa, temos o slasher alemão Urban Explorer.
Proveniente dos EUA, com Traci Lords, Ray Wise (Twin Peaks), Roger Bart (Hostel 2) e o rei do cinema trash, John Waters, no elenco, temos Excision, uma obra que traz à memória outra grande estreia: May, de Lucky McKee.
Tal como nos anos anteriores, o MOTELx volta a fazer uma forte aposta no terror asiático, da qual se enfatiza o cruel The King of Pigs, da Coreia do Sul, seleccionado para a Quinzena dos Realizadores de Cannes.
A lista de obras presentes e secções no festival é bastante extensa, por isso estes nomes enunciados acima são uma pequena amostra do que se pode ver por lá. Para mais informações detalhadas devem consultar o site oficial. Mas, para já, para terem uma ideia do que pode lá ser visto, seguem em lista as secções e filmes.
Secções e Filmes:
SERVIÇO DE QUARTO
- BUTTERFLY ROOM, THE (ITÁLIA/EUA, 2012)
- EMERGO (ESPANHA, 2011)
- EXCISION (EUA, 2012)
- INBRED (REINO UNIDO, 2011)
- KING OF PIGS, THE (COREIA DO SUL, 2011)
- LADDALAND (TAILANDIA, 2011)
- LIVID (FRANÇA, 2011)
- REC 3 (ESPANHA, 2012)
- RED TEARS (JAPÃO, 2012)
- URBAN EXPLORER (ALEMANHA, 2011)
CULTO DOS MESTRES VIVOS - DARIO ARGENTO
- SUSPIRIA (ITÁLIA, 1977)
- INFERNO (ITÁLIA, 1980)
- DEMONS (ITÁLIA, 1985)
- MOTHER OF TEARS (ITÁLIA/EUA, 1987)
JAPÃO RETRO - NOBUO NAKAGAWA
- BLACK CAT MANSION (JAPÃO,1958)
- GHOST STORY OF YOTSUYA (JAPÃO,1958)
- LADY VAMPIRE, THE (JAPÃO,1959)
QUARTO PERDIDO
- TERRITORY, THE (PORTUGAL,1981)
- STATE OF THINGS, THE (PORTUGAL/ALEMANHA/EUA, 1982)
PRÉMIO MOTELx - MELHOR CURTA DE TERROR PORTUGUESA 2012
- ACONTECEU NO INTERIOR (2012)
- ATÉ QUANDO (2012)
- BRUXA DE ARROIOS, A (2012)
- HEADLESS NUN, THE (2012)
- LEITO DE MALDIÇÃO (2011)
- MUTTER (2011)
- PRINCÍPIO DO FIM, O (2012)
- REINO, O (2012)
- SILÊNCIO (2012)
- TORMENTA (2012)
O Prémio MOTELx - Melhor Curta de Terror Portuguesa é a única secção competitiva do festival. O maior objectivo do MOTELx é a promoção, incentivo e exibição de cinema português de terror. Como tal, ao público e ao júri, serão apresentadas 10 curtas-metragens de produção ou co-produção portuguesa em competição. O vencedor do Prémio MOTELx 2012, anunciado na sessão de encerramento do festival, será contemplado com um prémio monetário de 3000 euros, a que acrescem 5000 euros em serviços de pós-produção vídeo na Pixel Bunker, 3000 euros em serviços de pós-produção áudio na Obviosom, um voucher da Odd School no valor de 800 euros em formação e ainda um fim-de semana de inspiração num hotel da cadeia Hotéis Belver, um dos patrocinadores do MOTELx. O júri deste ano é constituído pelo actor, realizador e produtor Filipe Melo, pelo músico Paulo Furtado e por um convidado internacional ainda a anunciar.
As masterclasses, workshops e eventos este ano também parecem muito interessantes. Convido-vos a ver também no site mais informações sobre elas, mas não se esqueçam que Dario Argento será um dos convidados...
Por tudo isto, vale a pena passar pelo MOTELx e desfrutar do melhor que o cinema de terror tem.
Para vos inspirar, deixo aqui o trailer de Suspiria.
Para vos inspirar, deixo aqui o trailer de Suspiria.
0 comments:
May the force be with you!