O Leão de Ouro foi para...
O Festival de Veneza premia pela primeira vez em setenta e dois anos um filme de produção venezuelana: «Desde Allá». O filme integrou e venceu a afamada competição oficial do certame italiano, levando para casa o invejado Leão de Ouro.
«Desde Allá» é a primeira longa-metragem do realizador Lorenzo Vigas, que trata a história de amor entre dois homens: um homem de meia-idade e um rapaz de rua.
O júri do Festival foi presidido pelo mexicano Afonso Cuáron que teceu belas palavras sobre a qualidade crescente dos filmes latino-americanos em competição. Aliado a isto, o argentino Pablo Trapero levou para casa o Leão de Prata, pelo filme «El Clan». O Grande Prémio do Júri foi recebido por Charlie Kaufman e DukeJohnson, pela animação em stop-motion «Anomalisa».
Competição Oficial
Semana da Crítica
Prémios Colaterais
Prémio SIGNIS
Menção Especial:
Prémios FEDEORA
Prémio Arca CinemaGiovani
Prémios Francesco Pasinetti
Prémios dos Críticos Online
Prémio Sorriso Diverso
Young Jury Mediterranean Experiences Festival
Young Jury Members of the Vittorio Veneto Film Festival Awards
Prémio da Amnistia Internacional
Prémios Final Cut
Competição Oficial
Venezia72
Orizzonti
Venezia Classici
Secções Independentes
- Leão de Ouro para Melhor Filme: Desde Allá, de Lorenzo Vigas (Venezuela, México)
- Grande Prémio do Júri: Anomalisa, de Charlie Kaufman e Duke Johnson (EUA)
- Prémio Especial do Júri: Abluka, de Emin Alper (Turquia, França, Qatar)
- Leão de Prata para Melhor Realizador: Pablo Trapero por El Clan (Argentina, Espanha)
- Coppa Volpi para Melhor Actriz: Valeria Golino em Per Amor Vostro (Itália, França)
- Coppa Volpi para Melhor Actor: Fabrice Luchini em L'Hermine (França)
- Prémio Marcello Mastroianni para Melhor Novo Actor: Abraham Attah em Beasts of No Nation (USA, Gana)
- Melhor Argumento: Christian Vincent por L'Hermine (França)
- Leão do Futuro para Melhor Filme de Estreia: The Childhood of a Leader, de Brady Corbet (Reino Unido, Hungria, Bélgica e França)
- Melhor Filme: Free in Deed, de Jake Mahaffy (EUA, Nova Zelândia)
- Prémio Especial do Júri: Boi Neon, de Gabriel Mascaro (Brasil, Uruguai e Holanda)
- Melhor Realizador: Brady Corbet por The Childhood of a Leader ( (Reino Unido, Hungria, Bélgica e França) (Reino Unido, Hungria, Bélgica e França)
- Prémio Especial para Melhor Actriz ou Actor: Dominique Leborne em Tempête (França)
- Melhor Curta: Belladona, de Dubravka Turic (Croácia)
- Curta nomeada aos European Film Awards: E.T.E.R.N.I.T., de Giovanni Aloi (França)
Venezia Classici
- Melhor Documentário: The 1000 Eyes of Dr. Maddin, de Yves Montmayer (França)
- Melhor Filme Restaurado: Salò o le 120 giornate di Sodoma, de Pier Paolo Pasolini (Itália, França)
Secções Independentes
Venice Days
Prémio Laguna SUD
Prémio do Público
- Melhor Filme: Early Winter, de Michael Rowe (Austrália, Canadá)
- Label Europa Cinemas: A peine j'ouvre les yeux, de Leyla Bouzid (França, Tunísia, Emiratos Árabes Unidos, Bélgica)
Prémio Laguna SUD
- Melhor Filme: Lolo, de Julie Delpy (França)
- Melhor Descoberta Italiana: Carlo Lavagna por Arriana (Itália)
Prémio do Público
- A peine j'ouvre les yeux, de Leyla Bouzid (França, Tunísia, Emiratos Árabes Unidos, Bélgica)
Semana da Crítica
- Melhor Filme: Tanna, de Bentley Dean e Martin Butler (Austrália, Vanuatu)
- Prémio Saturnia: Peter Mullan
Prémios Colaterais
- Prémios FIPRESCI
- Melhor Filme da Venezia71: Sangue del mio sangue, de Marco Bellocchio (Itália, França, Suíça)
- Melhor Filme de secções independentes ou colaterais: Wednesday, May 9; de Vahid Jalilvand (Irão)
Prémio SIGNIS
- Behemoth, de Zhao Liang (China, França)
Menção Especial:
- L'Atessa, de Piero Messina (Itália, França)
Prémios FEDEORA
- Melhor Filme da Venezia72: Francofonia, de Aleksandr Sokurov (França, Alemanha, Holanda)
- Melhor Filme da Venice Days: Underground Fragance, de Pengfei (França, China)
- Melhor Realizador em Filme de Estreia: Ruchika Oberoi por Island City (Índia)
- Melhor Actriz em Filme de Estreia: Ondina Quadri em Arriana (Itália)
- Melhor Filme da Semana da Crítica: The Black Hen, de Min Bahadur Bham (Nepal, França, Alemanha)
- Melhor Fotografia da Semana da Crítica: Benthey Dean por Tanna (Austrália, Vanuatu)
Prémio Arca CinemaGiovani
- Melhor Filme da Venezia72: Abluka, de Emin Alper (Turquia, França, Qatar)
- Melhor Filme Italiano: Pecore in Erba, de Albert Caviglia (Itália)
- Prémio FEDIC: Non essere cattivo, de Claudio Caligari (Itália)
- Menção Especial: L'Atessa, de Piero Messina (Itália, França)
- Prémio Fondazione Mimmo Rotella: Aleksandr Sokurov por Francofonia (França, Alemanha, Holanda)
- Prémio Especial: Johnny Depp e Terry Gillima
Prémios Francesco Pasinetti
- Melhor Filme: Non essere cattivo, de Claudio Caligari (Itália)
- Melhores Actores: Luca Marinellin e Alessandro Borghi em Non essere cattivo; Valeria Golino em Per amor vostro
- Prémio Especial para Melhor Filme da Venice Days: La prima Luce, de Vicenzo Marra (Itália, Chile)
- Prémio Especial para Melhor Actor da Venice Days: Riccardo Scamarcio em La prima Luce (Itália, Chile)
- Prémio Future Film Festival Digital: Anomalisa, de Charlie Kaufman e Duke Johnson (EUA)
- Menção Especial: Heart of a Dog, de Laurie Anderson (EUA)
Prémios dos Críticos Online
- Mouse d'Oro para Melhor Filme em Competição: Rabin, The Last Day; de Amos Gitai (Israel, França)
- Mouse d'Oro para Melhor Filme fora de competição: Spotlight, de Tom McCarthy (EUA)
- Queer Lion: The Danish Girl, de Tom Hooper (Reino Unido, EUA)
- Menção Epecial: Baby Bump, de Kuba Czejak (Polónia)
Prémio Sorriso Diverso
- Melhor Filme Italiano: Non essere cativo, de Claudio Caligari (Itália)
- Melhor Filme Estrangeiro: Blanka, de Kohki Hasei (Japão)
- Prémio Soundtrack Stars: A Bigger Splash (Itália, França) & Equals (EUA)
- Melhor Filme do Prémio Mediterranean: L'Hermine, de Christian Vincent (França)
- Menção Epecial: Rabin, The Last Day; de Amos Gitai (Israel, França)
- Melhor Filme: Remember, de Atom Egoyan (Canadá, Alemanha)
- Menção Especial: 11 Minutes, de Jerzy Skolimowski (Polónia, Irlanda)
- Melhor Filme: Visaaranai, de Vetri Maaran (Índia)
- Melhor Canção: "A Cuor Leggero" em Non essere Cattivo (Itália)
- Prémio Orçamento Inovador: A Bigger Splash, de Luca Guadagnino (Itália, França)
- Prémio Brian: Spotlight, de Tom McCarthy (EUA)
- Cinema para UNICEF: Beasts of No Nation, de Cary Fukunaga (EUA, Gana)
- Prémio Civitas Vitae: Pecore in Erba, de Alberto Caviglia (Itália)
- Prémio Gillo Pontecorvo: Non essere cattivo, de Claudio Caligari (Itália)
- Prémio Gianni Astrei: Non essere cattivo, de Claudio Caligari (Itália)
- Prémio Green Drop: Behemoth, de Zhao Liang (China, França)
- Prémio Human Rights Nights: Rabin, The Last Day; de Amos Gitai (Israel, França)~
- Prémio Interfilm: Wednesday, May 9; de Vahid Jalilvand (Irão)
- Prémio Lanterna Magica: Blanka, de Kohki Hasei (Japão)
- Prémio Leoncino d'oro Agiscuola: L'Attesa, de Piero Messina (Itália, França)
- Prémio Lina Mangiacapre: Laurie Anderson por Heart of a Dog (EUA)
- Prémio Nuovo IMAIE Talent: Ondina Quadri em Arianna (Itália) e Alessandro Borghi em Non essere cattivo (Itália)
- Prémio Open Award: Harry's Bar, de Carlotta Cerquetti (Itália)
- Padre Nazareno Taddei: Marguerite, de Xavier Giannoli (França, República Checa e Bélgica)
- Prémio Carlo Mazzacurati: Non essere cattivo, de Claudio Caligari (Itália)
Prémios Final Cut
- Zaineb Hates the Snow, de Kaouther Ben Hania (Tunísia)
- Ali, The Goat, and Ibrahim; de Sherif Elbendary (Egipto)
- House in the Fields, de Tala Hadid (Marrocos)