Entrevista ao realizador Hélio Félix

03:50:00 Unknown 0 Comments

Estudou Realização e Produção Cinematográfica e Televisão, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Actualmente, Hélio Félix trabalha na empresa RTP e tem um novo projecto que junta caras conhecidas e que se intitula "Sentimentos". E foi sobre o mesmo que o realizador falou ao CINEMA'S CHALLENGE.


Em que consiste o filme?
O filme consiste inicialmente num conjunto de cinco pequenas narrativas, sendo cada uma delas interpretada por um actor. Nesta fase inicial temos cinco actores, respectivamente Custódia Gallego, Diamantina Rodrigues, Isabel Figueira, João Lagarto e Nuno Lopes.
Estas mesmas narrativas funcionam de forma isolada e independente uma das outras, conseguem viver isoladamente, no entanto quando em conjunto formam um todo.


Porque o resolveu fazer este filme?
Decidi o fazer pela vontade que tinha em trabalhar sobre o que de mais primitivo existe em nós, os instintos mais primitivos, os nossos sentimentos e a sua ligação nas nossas relações, a interacção humana, e partindo desta minha vontade decidi criar algo que pode ser considerado cinema experimental, criando todo o filme em uma forma minimalista para que o importante sejam os actores e os seus sentimentos, a sua representação. Este é um filme projecto muito do actor.


Quem é a equipa que está por detrás deste projecto?
Tive a ajuda de uma equipa fantástica que desde o primeiro momento acreditou no projecto e o tornou possível, senti um grande empenho de todos, e quando digo todos falo em actores, equipa técnica, equipa artística e igualmente pelos apoios que tivemos, nomeadamente Cinemate, Do Homem, Storytailors.
Este filme só foi possível pela vontade de todos.
A equipa é basta, ficam aqui os seus nomes: Custódia Gallego, Diamantina Rodrigues, Isabel Figueira, João Lagarto, Nuno Lopes, Conceito/ideia original Hélio Félix, Direcção de Fotografia Rui Prates, Operador Câmara Jaime Adão, Assistente de Realização Daniela Santos, Assistente de Iluminação, Pedro Nair, Decoração Ana Paula, Rocha Make-Up Raquel Peres, Cabelos Raquel Raposo, Produção Hélio Félix, Assistentes de Produção Ana Paula Rocha, Daniela Santos, Joana Baptista, Lídia Bezerra,Guarda-roupa Ana Paula Rocha, Assistente de Maquinaria Tiago Santos, Música Original Pedro Marques, Making-of Miguel Soares, Fotografo de Cena/Designer André Carvalho, Editor/Pos-produção Mario Pereira, Realização de Hélio Félix, Agradecimentos especiais Cinemate, Storytailors, Do Homem, Andreia Martinho, Albano Espirito Santo, Alfredo Brandão, Carlos Daniel, Luís Gaspar, Raul Caetano, Teatro dos Aloés, Tony Costa.


Qual a mensagem que pretendes transmitir com o "Sentimentos"?
Pretendo com este filmes provocar a auto-reflexão, para a nossa natureza como seres humanos e a nossa ligação aos outros. Este projecto/filme um pequeno ensaio para o meu próximo filme, talvez uma longa metragem - a minha primeira longa metragem -, pois esta é uma temática que me apaixona: as relações humanas, os nossos instintos mais básicos, a forma como nos mostramos aos outros a forma de se ser, a natureza humana é fascinante.


Como tem sido a abertura por parte dos media e pessoas ligadas ao cinema?
Neste momento, a receptividade tem sido positiva, sinto que existe um sentimento de valorizar algo que é nosso, que é Português, o que é positivo, tenho sido contactado por alguma da comunicação social para entenderem melhor o projecto e saberem mais sobre o mesmo.
Este filme foi pensado para uma plataforma TV, e inicialmente irá ser apresentado a um dos canais de televisão, pois este projecto além do filme em si está pensado em poder ser fragmentado. Será um projecto transmedia...

0 comments:

May the force be with you!