Oscares 2012: Lista das Nomeações

11:48:00 Unknown 1 Comments

É verdade, chegamos, ou melhor, estamos finalmente no futuro. Hoje foi possível saber-se em directo a lista de nomeações para os tão aclamados Oscares. O meu directo foi quase directo, porque teve de ser por telefone, mas isso não interessa a ninguém, por isso passemos à frente. Bem, as reflexões após ver os nomeados são várias. Temos indicações merecidas no geral, outras nem tanto, como é normal, contudo é bom ter noção que é relativo, daí ser a minha opinião e não a vossa. Continuando, temos Woody Allen e a sua obra Midnight in Paris nomeado em várias categorias; um ponto positivo! Temos filmes tanto de "elite" como "mainstream" nomeados; mais um ponto, porque acho que o verdadeiro cinéfilo vê tudo e pode ver qualidade tanto no meio comercial como mais intelectual, afinal tudo é cinema. Temos bons actores nomeados para a categoria Melhor Actor, um "uhuh" para o Brad Pitt, mas um "ohhh" para a ausência, consecutiva, de Ryan Gosling na lista - relembremos que no ano passado foi ignorada a sua excelente performance em Blue Valentine. Christopher Plummer e Max von Sydon nomeados para Melhor Actor Secundário, está certo, e atirem-me os tomates, mas os dois senhores parecem o mesmo - não descurando da excelente actuação de cada um deles.
Todavia há um pesar maior, este ano não há Pixar à vista. E há um Scorsese num registo completamente diferente, a animação, com Hugo. Há também surpresas: um filme que afinal não precisou da ajuda de um hype para ser nomeado, e falo do filme The Help, assim como o War Horse. Contudo, as novidades não cessam por aqui. Este ano voltamos ao passado, este ano temos um filme mudo. Temos The Artist, que tem sido felicitado pela crítica. Ainda não o vi, mas está para breve, prometo.
As condolências ficam para um Drive que ficou pelo caminho, o combustível acabou-se, e perdeu 1 a 0 contra o blockbuster de Bay, sim, é ele, Transformers 3. E Carnage também parece não ter agradado o suficiente, estando completamente ausente nas indicações.
Os nomeados estão revelados, agora, façam as vossas apostas e que ganhe o melhor!

1 comentário:

  1. Gostei da apreciação em traços gerais. Faltou te apenas falar da novidade desde ano, 9 filmes a concurso. O ano passado senti que havia ali alguns filmes somente para "encher" a lista dos 10, este ano ate podiam ser 15! Houve filmes de grande qualidade. Queria destacar nas ausências, DiCaprio, mais que Gosling na minha opinião, enriquecia mais a lista de actores principais, termino dizendo que fiquei agradavelmente surpreendido que a distinção de "Uma Separação" para a categoria de melhor argumento original, foi na minha opinião o melhor filme do ano e era bonito que junta-se esse prémio ao que irá ganhar como melhor filme em língua não inglesa.
    Cumprimentos e bom trabalho,
    Filipe

    ResponderEliminar

May the force be with you!