Pensamentos de um Cinéfilo #2

20:39:00 Unknown 7 Comments

Há sempre um filme que nos lembramos como o primeiro. Aquele que nos fez ter vontade de o ver vezes sem conta e aquele que nos fez ter vontade de ver outros dentro do mesmo género. E depois outros mais diferentes, e assim sucessivamente. Essa obra geralmente fica-nos na memória para sempre. Muitas vezes até como o nosso preferido durante os primeiros anos de visualização de filmes. O meu é o "Edward Scissorhands", do Tim Burton, de 1990. A par desse tenho o "Night of the Living Dead", do Romero, de 68, e, ainda o série b, mas não menos interessante, "Killer Klowns from outer Space", de 88. Num mundo a 2D, chegaram-me também nos primeiros anos de consciência os filmes da Disney, mas isso já é outra história, mas destaco o "Dumbo", o primordial nos meus arquivos nostálgicos desta mágica era da animação.
Seja pela fantasia e romance do filme de Burton, pelo preto e branco filmado em 35 mm dos zombies de Romero, ou, ainda, pela criatividade dos filmes de série B, com palhaços assassinos, a verdade é que influenciaram todo um conjunto de gostos que tenho até hoje. 
Adoro romances desde o "The Breakfast at Tiffany's" ou o "Jeux d'enfants". Além de que vejo tudo o que é Burton, mesmo que nos últimos anos este tenha descurado um pouco as suas obras. Sou doida por mortos-vivos também. Desde o "Shaun of Dead" até aos zombies do Danny Boyle, "Zombieland" ou ainda a série "The Walking Dead" (mas confesso que esta última abandonei porque se tornou muito fraquinha na segunda temporada). Quanto a palhaços, o "Killer Klowns from outer Space" não contribui propriamente para os "amar", mas mais para o efeito contrário, ainda hoje não os posso ver à frente - os palhaços, não o filme. Mas revejo e vejo ainda algumas vezes o filme, de quando a quando, e tenho um especial apreço por filmes de serie B. É fascinante ver a forma como conseguem dar vida a coisas extremamente aleatórias e "fantásticas", pelo menos de acordo com o meu ponto de vista. E, mesmo que seja o filme mais sério do mundo, acabamos sempre por dar umas gargalhadas com eles. Mesmo que sejam geralmente películas "exploitation" e saibamos à partida que não vemos ver nenhuma obra de arte, no meio de algo descaradamente low budget, é para mim impossível resistir a estes filmes.
Agora, depois das minhas linhas, lanço-vos a derradeira pergunta: Qual é o primeiro filme que se lembram de ver? (podem indicar mais que um)

7 comentários:

  1. Acho que a memória mais antiga que tenho em termos de cinema é de ver o Fantasia vezes sem conta em VHS, um filme único da Disney, sem história, episódico e em que a música coordena a imagem. A um nível primário, pode justificar porque gosto de Angelopoulos, Tarkovsky, Fellini, porque não. Seja como for, agradeço aos meus pais por terem comprado a cassete, lol.

    ResponderEliminar
  2. Acho que a memória mais antiga que tenho em termos de cinema é de ver o Fantasia vezes sem conta em VHS, um filme único da Disney, sem história, episódico e em que a música coordena a imagem. A um nível primário, pode justificar porque gosto de Angelopoulos, Tarkovsky, Fellini, porque não. Seja como for, agradeço aos meus pais por terem comprado a cassete, lol.

    ResponderEliminar
  3. Acho que a memória mais antiga que tenho em termos de cinema é de ver o Fantasia vezes sem conta em VHS, um filme único da Disney, sem história, episódico e em que a música coordena a imagem. A um nível primário, pode justificar porque gosto de Angelopoulos, Tarkovsky, Fellini, porque não. Seja como for, agradeço aos meus pais por terem comprado a cassete, lol.

    ResponderEliminar
  4. Lembro-me que o meu pai gravou para eu ver

    http://www.imdb.com/title/tt0084237/

    ResponderEliminar
  5. O Rei Leão foi o primeiro de que me lembro. Foi o primeiro que vi numa sala de cinema, o primeiro em que chorei, o primeiro em que fiz xixi na fralda. Era muito novo, tinha começado há pouco a puberdade.
    P.s. Concordo completamente com a avaliação ao Walking Dead. Primeira temporada excelente. Desceu a pique na segunda, o que me fez abandonar o barco.
    P.p.s. Na primeira frase é "lembramos" em vez de "lembra-mos".

    ResponderEliminar
  6. O primeiro filme que vi, em casa ou no cinema, não me lembro de todo. Mas o primeiro filme que me recordo de ver em sala foi o «Indiana Jones e a Última Cruzada». Se influenciou ou não os meus gostos cinéfilos futuros, é algo que não consigo responder, mas os primeiros filmes do Indy ainda hoje estão entre os meus favoritos.

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. o primeiro filme que vi no cinema foram as tartarugas ninja 2 e foi uma diversão de todo o tamanho. Fiquei instantaneamente conquistado pela experiência vivida naquela sala.

    Em casa o primeiro não sei, mas talvez o primeiro a exercer a marca mais profunda foi o Eduardo mãos de tesoura :)

    ResponderEliminar

May the force be with you!