10 Críticas ao trailer de «Batman vs. Superman»

22:54:00 Unknown 2 Comments


Com muito atraso, partilho aqui o novo trailer de «Batman v Superman: Dawn of Justice», após mais uma vez ter sido divulgado no talk show de Jimmy Kimmel. Contudo, para os fãs que aguardavam ansiosos pelo trailer, nem tudo correu bem; digamos que o número de spoilers recomendáveis foi ultrapassado e as revelações deixam bastante a desejar...E é já possível apontar uma mão cheia de críticas que pressagiam aquilo que pode correr mal nesta sequela de «Man of Steel». Vejamos:


1. A mudança brusca para uma abordagem menos séria  - como o que aconteceu no anterior filme, no qual tentaram seguir a receita nolaniana que também não resultou - à semelhança do que a Marvel tem feito há anos parece forçada e destoante do tom original  negro (dos comics e anteriores filmes) associado ao universo DC. Se virem em loop a cena final do trailer, começam a perceber o grau exagerado de "tentativa de humor" empregue. Lanço-vos esse desafio.

2. Pelo trailer, a personagem de Superman - sempre conhecida como um defensor da "truth, justice and the American way", moralista e interessado em ajudar em primeiro lugar os humanos que o acolheram - parece demasiado alienado e agressivo (algo que é antagónico à sua personagem nos anteriores filmes e à original dos quadradinhos), quer por não reagir quando é vaiado, quer pelo tom autoritário usado contra Batman ao falar com Bruce ou quer por prender pelos pulsos o Batman e outras pessoas, como podemos ver no teaser precedentemente lançado. É preciso não esquecer que no filme anterior, o herói de Metropólis também mata o vilão num momento de fraqueza, pelo que parece que a integridade desta versão de Superman não é a sua maior virtude.

3. Porque é que o Lex Luther (Jesse Eisenberg) parece ter tomado um psicotrópico qualquer ou com um ataque histérico como se tivesse hiperatividade? Além do mais, os maneirismos, cabelo, postura e associação à psicopatia fazem lembrar a personagem Joker, nomeadamente a última desempenhada por Heath Ledger. Será apenas coincidência? Ou a tentativa de voltar a repetir a mesma receita que em «TDK»? Não duvido das capacidades de Eisenberg, que até simpatizo, mas o escalamento irritante da personagem parece apenas "demais"...

4. Parece que o Doomsday foi o resultado de um affair entre uma tartaruga ninja (as do filme de live action do Michael Bay) e um troll (do «Lord of the Rings»). E porque raio revelaram o aspeto dele no trailer? Existem assim tantas surpresas para o filme que façam com este "spoiler" seja só um pormenor insignificante? Além de que muito provavelmente o cadáver do General Zod será a base para este "monstro de Frankenstein". Hum...

5. O aspeto da Wonder Woman já é público há bastante tempo, mas queria apenas aproveitar este artigo para mencionar que embora a beleza integral da atriz seja clara (o que agrada ao público especialmente masculino) é, todavia, também importante ter em conta que esta não tem o cabedal suficiente para dar vida à super-heroína que é uma princesa guerreira amazona perita em intimidar os seus inimigos.

6. Depois de um primeiro filme («Man of Steel») em que o Super-Homem destruiu de forma imprudente grande parte de Metropolis (e provavelmente matou ainda bastante pessoas), vemos aquilo que parece ser uma estátua em sua homenagem como uma espécie de memorial...Enquanto que a personagem de Batman parece ser desprezada, inclusive pelo próprio Superman.

7. Lex Luthor é assumidamente, pelo trailer, uma personagem manipuladora, que pelas piadas (mais uma vez jokerianas) parece conhecer a identidade de Batman e de Superman. Pelo que se a história for unidimensional como o trailer parece ser, provavelmente, o conflito entre Superman e Batman é o resultado das ações do milionário.

8. Já no anterior filme, a personagem de Lois Lane, desempenhada por Amy Adams, teve uma pior prestação do que uma pessoa em coma, pelo que pergunto qual é a ideia de a colocar também neste novo filme (e acentuar isso no trailer), quando as personagens se multiplicam? Será para frisar que esta é uma sequela do «Man of Steel», ou seja um filme do Super-Homem, e não o primeiro filme de Batman pela mão de Zack Snyder?

9. Não acham que já era tempo do Henry Cavill conseguir não parecer um boneco Ken? A pouca naturalidade do seu acting e falta de expressividade torna a performance do Ben Affleck quase boa, e olhem que isso é complicado especialmente quando ele não faz de si mesmo...

10. Insectos gigantes (Darkseid?)...E três vilões mais três heróis num único filme? Ok.


E vocês, o que é que acharam deste último trailer?

2 comentários:

  1. O primeiro trailer deu-me hype, e conseguiu acalmar alguma hesitação que tinha. Era atmosférico, parecia querer assentar em personagens bem construidas e prometia cenas de acção muito boas, mas sóbrias e sem exageros cartoonescos.
    Este trailer.... odiei, odiei, odiei. Além de spoilar de caraças, sabotou toda a atmosfera que prometia, e mais parece uma versão campy/abonecada dos heróis, o Jesse Eisenberg, que para mim ainda vai roubar o show no filme, parece estar muito "tótózinho" (quando lembramo-nos das versões do Hackman e mesmo do Spacey, nem se compara) e o Doomsday foi muito mal escolhido para primeiro vilão.
    Além disto, tem-me impressionado ver que há fãs tão ceguinhos. Eu adoro toda a mitologia do Batman, mas é incrível ver que há fãs que não ficam lixados porque, segundo eles, "se lessem as comics, já deviam saber o que ia acontecer" (nem vou comentar o quão ridícula é esta resposta) e só querem mesmo algo para verem dois super-heróis à batatada, e não um filme com uma boa história, boas actuações e cenas de acção bem conseguidas (coisa que este trailer não promete).
    Enfim, a menos que as reviews provem o contrário do que é expectável, são 5 euros que vou poupar em 2016.

    ResponderEliminar
  2. Não achei o primeiro trailer nada de especial, o problema que evidencio neste e no filme anterior é notares que há muita coisa "forçada" ali. Concordo contigo porque os spoilers é algo que tira muita magia do filmem, e eles abusaram, mesmo muito...Opa esse argumento infelizmente de "se lessem os comics" é mesmo muito pobre, pelo que quando indagam por aí nem sei o que responder, porque simplesmente não é um argumento válido a meu ver, ainda que para quem os lê seja bom complemento, o filme é algo descolado dos comics para o público que não os leu e deve ser bom na mesma sem esse complemento...Acho que o pessoal se esqueceu do que o TDK foi, é um filme com muita qualidade mesmo e quase perfeito no género a que se propõe de filme de super-heróis mais negros como os da DC, mas é uma receita qn funciona universalmente como tentaram adaptar ao filme Man of Steel...é apenas preguiçoso fazer isso...Mas infelizmente há pessoal que não é muito exigente e não tem visão crítica...Eu vou ver o filme porque devo ter convite, mas mesmo assim vou com um pé atrás.

    ResponderEliminar

May the force be with you!