Trailer de «Anomalisa», um filme de Charlie Kaufman

16:37:00 Unknown 2 Comments


Depois de brilhar na última edição do Festival de Veneza, chegou, ontem, à web o (primeiro) trailer de «Anomalisa»; um caricato filme de animação em stop-motion, escrito e realizado pelo incomparável Charlie Kaufman também conhecido pelo argumento de obras como «Eternal Sunshine of the Spoitless Mind», «Adaptation» e «Being John Malkovich».

«Anomalisa» é uma adaptação de uma peça de teatro homónima, também escrita por Kaufman. Mais uma vez, Kaufman apresenta-nos um universo que gira em torno de emoções, neste caso de um conferencista de palestras de motivação que em plena crise existencial conhece uma mulher que vai mudar para sempre a sua vida. Poderia ser mais um filme cliché de "boy meets girl", mas o autor tem o dom de tornar cada filme numa viagem profunda e bela e, só para começar, a escolha inteligente do stop-motion como forma de contar a história já o diferencia.

Descrito como um filme muito humano, embora não tenha um único, pelo menos no ecrã, «Anomalisa» tem as vozes de David Thewlis e Jennifer Jason Leigh que dão vida aos co-protagonistas, e de Toom Noonan que empresta a sua voz às restantes personagens do filme.


Ainda por curiosidade, o filme é um projeto parcialmente financiado pelo Kickstarter, sendo que o acesso ao trailer deveria ser um exclusivo dos apoiantes da "causa"; mas estamos no séc. XXI e, uma vez partilhado na internet, é impossível tornar algo "segredo", e foi assim que chegou ontem a todos nós.

Em Portugal, «Anomalisa» será apresentado no nosso país como filme de abertura do próximo Lisbon & Estoril Film Festival (6 a 15 de novembro). Quanto à estreia comercial, esta está prevista para 21 de janeiro de 2016. Já nos EUA está marcada para dia 30 de dezembro, de forma limitada, agora não sabemos se isso será para poder apenas para reunir as condições para inscrever-se nos Oscares 2015 ou se existem outros motivos inerentes a esta escolha.

Até lá, vamos sonhar ansiosamente com mais um filme brilhante e único, onde as emoções nos transportam para outro mundo, o de Charlie Kaufman!

2 comentários:

  1. Imensamente curioso para ver, adoro o Kaufman :)

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida, ele tem o toque de Midas. Todos os trabalhos com o contributo dele são sempre obras bastante profundas e complexas, que partilham as emoções de uma forma muito interessante. Obrigada por passares pelo Cinema's Challenge.

    Bons filmes :)

    ResponderEliminar

May the force be with you!