Quem gosta de filmes Indie?

10:34:00 Unknown 7 Comments

Os filmes independentes, ou indie, como geralmente são conhecidos, têm vindo nos últimos anos a ganhar terreno. Acho mesmo que posso arriscar dizer que numa dada altura a realização/produção de filmes deste género parece ter ganho enfase e se tornado uma espécie de 'moda'. Bom ou mau, o conceito de 'indie' sofreu mutações. A meu ver, hoje em dia, um filme independente tem um orçamento e outras características que já não são os da concepção antiga do termo. São filmes que primam por uma qualidade magnifica - e dou os parabéns por isso-, mas que perderam um bocado aquele espírito despojado do toque comercial, que não tinha por objectivo chegar a um grande número de pessoas, mas, sim, passar uma mensagem muitas vezes a um nicho social - são os chamados art film.



Felizmente, existem iniciativas que apoiam este tipo de filmes. Existem mais interessados. Existe mais qualidade. Existe a ambição de continuar a desenvolver. Mas será que realmente ainda existe na sua genuinidade o indie? Ou foi algo que se perdeu ou está a perder ao longo do tempo ?...



Tudo isto, para saber o que acham destes filmes e qual a vossa lista dos preferidos?

7 comentários:

  1. Sendo independente ou produção de um grande estúdio, o que vale são o talento dos responsáveis, um bom roteiro e um elenco competente.

    Até mais

    ResponderEliminar
  2. acho que o período de ouro do cinema indie foi durante os anos 90.
    Deste período destaco filmes como Metropolitan, Trust, Slacker, Poison, The Player, Crumb, Clerks, Living in Oblivion, Dead Man, Sling Blade, Lone Star, The Funeral, Boogie Nights, Another Day in Paradise, Rushmore, Dogma, Magnolia, e claro, Reservoir Dogs e Pulp Fiction.
    A partir de certa altura, o cinema indie, pelo menos o mais importante, começou a ficar demasiado mainstream, e perdeu um bocado o significado. Mas o festival de Sundance é dos mais importantes do cinema actual.

    ResponderEliminar
  3. O indie ainda existe, a diferença é que agora abrange um público mais vasto e, por isso, provavelmente os criadores tenham de fazer alterações à ideia inicial, para apelar ao tal público.
    Mas o indie na sua forma mais pura ainda existe. Basta pensar na falta de financiamento para quem se quer iniciar no meio. Quem o consegue, faz quase sempre um indie...

    ResponderEliminar
  4. MOTM: Belas dicas de filmes e apreciação.

    Bruno: alguns dos memoráveis.

    Hugo: concordo, mas estamos a falar da preservação de um tipo de filmes...não de não terem qualidade.

    Luís: partilho dessa opinião também, em parte.


    Deixo aqui uma lista:
    El Mariachi
    Run Lola Run
    Cube
    Blood Feast
    The Texas Chain Saw Massacre
    Mad Max
    Amoress Perros
    Shadows
    Swingers
    Dead Man's Shoes
    The Descent
    The Passion of The Christ
    Grosse Point Blank
    Being John Malkovich
    Buffalo '66
    THX-1138
    The Blair Witch Project
    Shallow Grave
    Two Lane Blacktop
    Pink Flamingos
    Sweet Sweetback Baadassss' Song
    Bad Lieutenant
    In the Company of Men
    Dark Star
    Lost in Translation
    Drugstore Cowboy
    Happiness

    ResponderEliminar

May the force be with you!