Criada Academia de Cinema Português

18:02:00 Unknown 2 Comments


A Academia Portuguesa das Artes e Ciências Cinematográficas era algo que já estava a ser falada e pensada há já alguns anos. Mas foi esta sexta-feira que a mesma passou a existir oficialmente, com o apoio de dez membros do núcleo fundador que passaram a assumir a direcção provisória.

Tal como acontece em outros países - como EUA e Espanha -, onde a indústria cinematográfica é bastante forte, a Academia em Portugal tem intenções de dar a conhecer que há “uma produção viva do cinema português” e atribuir, já a partir de 2012, prémios por categorias como os Óscares, segundo Paulo Trancoso, produtor e um dos membros da direcção provisória.

Os contactos para reunir apoios de entidades e empresas ligadas à indústria do cinema já começaram. Sendo já 340 inscritos, mas o objectivo é de alcançar os 500, que contribuirão com o pagamento de quotas. Os três canais de televisão generalistas serão também sondados sobre o interesse em investirem e transmitirem a cerimónia de entrega dos prémios.

A primeira cerimónia está prevista já para 2012, pois de acordo com Trancoso “calcula-se que em 2011 haja 21 estreias de longas-metragens de ficção e sete estreias de longas-metragens de documentário”.

Todavia, os nomes propostos é que não parecem ser nada animadores : Aurélio ou Sophia. Digo eu que venha o Diabo e escolha porque estão longe de serem nomes com algum semblante para uma cerimónia do género. A escolha passa pelo facto de Aurélio ser uma homenagem a Aurélio Paz dos Reis (1862-1931), primeiro cineasta português, “enquanto que Sophia surge como uma evocação da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004). Apesar do primeiro ser pior que o segundo, pela lógica deveria ser o primeiro o escolhido.

Esta iniciativa pretende ser também uma solução à precariedade vivida enquanto profissional do cinema em Portugal. Segundo Trancoso, muitas vezes se produzem filmes que depois quase não são vistos pelo público português por dificuldades na distribuição.

2 comentários:

May the force be with you!