Funny Games..."Shall we begin ?"

16:39:00 Unknown 1 Comments



Apesar de ser um remake, o trailler já faz com que seja um dos filmes mais aguardados. Pois, como já há muito não acontecia chega ainda este Verão um filme de terror que não usa o estílo "gore", mas sim, "terror psicológico".




Funny Games“, de Michael Haneke, tece uma espécie de alegoria sobre a trivialidade da violência, que actualmente se tem visionado e como grande exemplo temos a saga "Saw's" e "Hostel's" (apesar de este último ser um pouco mais voyerista e não puro "gore" hediondo como a saga "Saw's").


A história narra as férias de um casal (Naomi Watts e Tim Roth) e o seu filho que são "aprisionados" pelos seus vizinhos, dois jovens (Michael Pitt e Brady Corbet) que iniciam uma série de agressões sem razão aparente para tais acções, mas apenas por pura diversão, como uma espécie de jogo ("Funny Games"). Tanto que os vilões usam a expressão "Shall we begin?" com um tom de gozo e naturalidade.


Como já acima foi mencionado, este thriller trata-se de um remake, e por isso mesmo que não será a primeira vez que Haneke contará esta história, já que a mesma é baseada (consta que é uma reposição literal) num filme seu de 1997, com o mesmo nome.


Os actores apesar de não serem dos mais conhecidos, para quem presta um pouco mais de atenção ao mundo do cinema certamente conhecerá Michael Pitt de "Sonhadores" e também os outros actores de filmes anteriores.


Penso que pelo facto de o tipo de terror ser completamente antagónico ao que nos é apresentado ultimamente, esse factor já faz com que este valha a pena. Revelando-se assim também uma espécie de sátira aos actuais géneros "gore", ou seja violência explícita que nos é apresentado, apostando mais numa pressão dos nosso medos, deixando o público dar asos à sua imaginação, tornando, com isto num terror mais intimista.


Devo ainda assinalar, que apesar de não ter visto por completo o filme de 1997, comparando com os vilões deste remake, penso que Michael Pitt e Brady Corbet dão mais força e mostram mais loucura nestes papeís o que melhora bastante o filme, visto que estas personagens são a as causadoras de todo os episódeos que se seguem.
No entanto, na minha opinião não é um dos melhores "horror films", que ja vi. Mas, também depende um pouco da prespectiva com que se percepciona o mesmo.
Trailler do Filme (remake-2008):



Trailler do filme (original-1997):

1 comentário:

  1. Falas de Kubrick e das suas obras Clockwork Orange e The Shining concordo que são grandes obras do cineastas , mas não falas de Eyes Wide Sut , Barry Lyndon e Black Jacket Metal não sei se é por desconhecimento ou por não gostares destas obras , mas também considero das grandes obras do cineasta Kubrick , depois o conselho que pedis-te Blow Up de Antonionni , depois diz o que achas-te desta obra :)

    ResponderEliminar

May the force be with you!