#1.UM GRANDE ACTOR, UM ÚLTIMO GRANDE FILME!

19:15:00 Unknown 3 Comments

Jorge Rodrigues
Dial P For Popcorn

Judy Garland - Roxie Hart, "Chicago" (2002)

Roxie Hart é um papel lendário da Broadway que precisa de, além de uma excelente voz, um toque de fragilidade e vulnerabilidade, mas, também, de apimentado descaramento, por assim dizer. E acho que é mais do que óbvio que Renée Zellweger só trouxe para a mesa a segunda parte. Judy Garland é uma das minhas escolhas óbvias, porque tendo morrido com apenas 47 anos ainda teria muito para dar ao cinema, ao teatro e aos musicais. E além do mais, quem não quereria um duelo entre dois portentos musicais, de seu nome Zeta-Jones e Garland?

Montgomery Clift - Jesse, "Before Sunrise" (1995) / "Before Sunset" (2004)
Quanto ao Montgomery Clift, a resposta é óbvia: é o típico galã de Hollywood, que teve dedo nos maiores romances feitos nos anos 50 e 60, mas que além do seu óbvio talento para emanar charme e sedução nunca teve medo de mostrar a sua outra face, mais sombria, mais misteriosa. Juntar o belo aspecto à qualidade da interpretação é raro e foi disso que tornou Clift num actor ímpar em Hollywood, nos tempos de então e mesmo ainda hoje. Isso traria toda uma nova dimensão à personagem de Jesse, de longe a mais fraca do duo Jesse-Celine da dupla obra-prima de Linklater.

3 comentários:

  1. Gostei bastante da premissa desta iniciativa, mas custou-me a arranjar os meus :-)
    Pois das escolhas do Jorge, nunca vi nenhum dos filmes, nem desses actores por isso posso adiantar pouco ao debate :-D

    ResponderEliminar
  2. Bem, tenho que começar por agradecer teres-me colocado como primeira escolha para abrir a iniciativa.

    Espero não desapontar.


    Quanto às minhas escolhas, penso que a primeira se justifica completamente ouvindo isto (http://www.youtube.com/watch?v=2h3SjisivsA) e a segunda justifica-se assistindo a isto (http://www.imdb.com/title/tt0045793/).

    Também dizer que a primeira escolha foi quase automática na minha cabeça, até porque me lembro de quando vi CHICAGO em 2003 me ter lembrado logo que Judy Garland para o papel de Roxie teria ficado TÃO melhor.

    A segunda custou-me a arranjar. Ainda hoje acho que é o actor de Hollywood dos anos 50 mais mal-tratado pela crítica e pela Academia (4 nomeações por filmes que venceram vários Óscares - portanto quase era mandatório darem-lhe a nomeação - e nenhuma vitória), só porque era homossexual.

    E como me interessava para comparação alguma coisa mais recente, acho que este romance em duas partes de Linklater seria interessante para ver como Clift se safaria nos dias de hoje.


    Obrigado e cumprimentos,

    Jorge Rodrigues
    Dial P For Popcorn

    ResponderEliminar
  3. Obrigada jorge :) por teres aceite! Assim como a ti David, está para breve o teu :)


    dá um bocado trabho fazer as montagens, mesmo parecendo que não, porque não sou grande expert :D

    ResponderEliminar

May the force be with you!